PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Diário do Nordeste destaca em sua primeira página posse da nova Diretoria da Aviprece


Diário do Nordeste destaca em sua primeira página posse da nova Diretoria da Aviprece 

Com o desafio de promover a qualificação dos vice-prefeitos dos municípios do Ceará, e dar uma nova cara à função do vice-prefeito nos 184 municípios do Estado, tomou posse, na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa, a nova diretoria da Associação dos Vice-Prefeitos do Estado (Aviprece).

A gestão liderada pelo vice-prefeito de Capistrano, José Távora Costa, mais conhecido como Rochinha, estará à frente da entidade pelo biênio 2013/ 2014. Assim como os Conselhos Fiscal e Deliberativo.

Segundo o novo presidente da Aviprece, o vice-prefeito deve ser treinado para assumir qualquer função na gestão pública. "A palavra-chave é capacitação. O vice-prefeito não deve ser útil apenas quando da ausência ou impedimento do prefeito. Ele pode colaborar com prefeitos e, consequentemente, com a sociedade, à medida que fica apto para desempenhar qualquer função", observa.

Rochinha cita o vice-governador estadual, Domingos Filho, como modelo de como deve ser exercido o cargo. "Ele é uma peça fundamental da estrutura atual do governo. Desempenha várias funções importantes e trabalha no orçamento participativo. E isso é apenas um exemplo de que o vice, quando capacitado, pode servir em vários momentos, no dia a dia", comentou o recém-empossado presidente da Aviprece.

Na opinião dele, o desafio maior é tratar a mudança como uma diferença de modelo de pensar. "É uma transformação de mentalidade. Não adianta mais haver ciumeira entre prefeito e vice, ou um ficar esperando pelo outro. Os dois devem trabalhar em conjunto e de forma mútua", avaliou Rochinha.

Associativismo

Segundo ele, está sendo implantada uma ferramenta virtual no site da Associação que é uma forma de trabalho conjunto entre os vice-prefeitos e também prefeitos do Estado. "Vamos fortalecer o intercâmbio de boas práticas, que poderão ser copiadas por outras Prefeituras. O link no site da Aviprece para postagem dessas iniciativas é um desses exemplos", disse.

Assim como Rochinha, também tomaram posse Francisco Rogério Gurgel Barroso (Acopiara), primeiro vice-presidente da entidade; Antônio Uésio Moreira (Deputado Irapuan Pinheiro), segundo vice-presidente; Marcos Callou Barros (Aquiraz); terceiro vice-presidente; Eginaldo de Oliveira Silva (Banaibuiú), secretário Geral; Maria Betilde Sampaio Correia (Barbalha), primeira secretária; Francisco Alexandre Cunha Magalhães (Acarape), tesoureiro geral; e Geraldo Gomes de Azevedo Filho (Itapipoca) como primeiro tesoureiro da Aviprece.

A posse da nova direção foi prestigiada por uma boa presença de público formado por mais de 50 vice-prefeitos além do prefeito de Capistrano, Cláudio Saraiva e vereadores.

Estiveram presentes os deputados estaduais Dedé Teixeira, Paulo Facó, Roberto Mesquita, Leonardo Pinheiro, Rachel Marques e Antônio Carlos.

Os senadores cearenses também prestigiaram a solenidade. O senador José Pimentel ministrou palestra magna, e o senador Eunício Oliveira destacou o importante papel do vice-prefeito.

História

Criada em 2001, numa iniciativa do vice-prefeito do município de Itaiçaba, Frank Gomes, a Associação dos Vice-Prefeitos do Estado do Ceará se caracteriza como sendo a primeira entidade do gênero do Brasil.

O último presidente foi o ex-prefeito de Acopiara, Sebastião Mandú Filho, que também esteve na solenidade presidindo o evento. A cerimônia contou com a presença de Gaudênio Gonçalves de Lucena, vice-prefeito de Fortaleza, e presidente de honra do órgão.

Mais informações
Associação dos Vice-Prefeitos do Estado (Aviprece). Avenida Barão de Studart, 2360, Sala 907, Joaquim Távora - Fortaleza Telefone e fax: (85) 3246.8338.

FONTE: http://www.programadorochinha.com.br/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK