PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Último grupo de PMs é condenado por massacre do Carandiru

Este foi o 4º júri sobre a morte de 111 presos na antiga Casa de Detenção.
Além destes, outros 58 receberam penas de até 624 anos de prisão.

Roney Domingos e Tatiana SantiagoDo G1 São Paulo
carandiru (Foto: globo news)PMs durante invasão ao Carandiru que terminou em
massacre em 1992 (Foto: Arquivo/TV Globo)
Os últimos 15 PMs julgados pela participação no massacre do Carandiru foram condenados nesta quarta-feira (2) pelo assassinato de quatro presos. Cada um dos policiais recebeu pena de 48 anos de prisão. Além deles, outros 58 policiais já tinham sido condenados em três júris anteriores. Todos vão recorrer em liberdade da decisão que foi tomada pela primeira instância da Justiça.

(G1 acompanhou todas as etapas dos julgamentos em tempo real. Veja como foi.)
Ocorrido em outubro de 1992, o massacre teve como estopim uma briga entre detentos. O processo tem, ao todo, 57 volumes, 111 apensos e 50 mil páginas. Por conta do número de réus, a Justiça desmembrou o caso em quatro partes ou júris diferentes, correspondentes aos andares invadidos. O critério foi julgar o grupo de policiais militares que esteve em cada um dos pavimentos onde presos foram mortos.
Somados os quatro júris, 73 policiais foram condenados por 77 mortes. Essa diferença de 34 homicídios (do total de 11 mortos) pode ser explicada pelas exclusões ou absolvições pedidas pelo Ministério Público. A maioria em decorrência da suspeita de que detentos feridos com armas brancas tenham sido mortos por companheiros. Eles receberam penas que variam de 96 a 624 anos de prisão.
COE no 3° andar
Os condenados desta quarta integravam o Comando de Operações Especiais (COE) e atuaram no terceiro andar do edifício. Durante os três dias de julgamento no Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste, a Promotoria pediu para que os jurados absolvessem os policiais de quatro das oito mortes a que eles foram acusados.

Metade dos presos assassinados naquele pavimento foi vítima de golpes de armas brancas, como estiletes e facas. Isso indica que foram mortos por outros detentos, e não pelos PMs, de acordo com o MP. Os promotores também pediram absolvição em relação a duas tentativas de homicídio porque as vítimas, apesar de chamadas para depor, não compareceram em juízo.
O advogado dos réus, Celso Vendramini, levou ao plenário escudos e coletes usados pelos policiais com marcas de bala para mostrar que foram atacados pelos presos. Ele defendeu a tese de que os policiais não mataram os presos, que agiram em legítima defesa, cumpriram ordens superiores e não poderiam ter agido diferente naquela situação.
LEIA MAIS CLICANDO ABAIXO EM 
MAIS INFORMAÇÕES


O promotor Eduardo Olavo Canto Neto defendeu a tese do crime multitudinário, cometido por influência do tumulto. "Essa ação é coletiva. A imputação é coletiva. Os jurados já acolheram essa tese por três vezes", afirmou, referindo-se aos outros três julgamentos.
Para Vendramini, o Estado falhou por não realizar o confronto balístico que permitiria saber que policial atirou em qual preso. Como isso não foi feito, pediu aos réus que absolvessem todos.
O promotor rebateu o defensor dizendo aos jurados que as imprecisões na investigação sobre as 111 mortes no Carandiru foram deixadas de propósito, para que os policiais militares ficassem impunes. "Isso aqui foi feito para não dar em nada. Isso aqui  é Brasil.”
Choque entra no Carandiru na tarde de 2 de outubro de 1992 (Foto: Arquivo Diário de S.Paulo)Choque entra no Carandiru na tarde de 2 de outubro de 1992 (Foto: Arquivo Diário de S.Paulo)
As sessões do julgamento
No primeiro julgamento, ocorrido em abril do ano passado, 23 policiais que atuaram no primeiro andar do Pavilhão Nove foram condenados a 156 anos de prisão pelo assassinato de 13 detentos. Três réus foram absolvidos. O promotor daquela etapa, Fernando Pereira da Silva, também pediu que os jurados desconsiderassem duas das 15 vítimas, pois ambas foram mortas com golpes de arma branca.
Realizada entre 29 de julho e 3 de agosto de 2013, o segundo julgamento terminou com a condenação de 25 policiais a 624 anos pela morte de 52 presos. Em 1992, os condenados integravam as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota, tropa de elite da Polícia Militar paulista). Os policiais também perderam o cargo público ainda em exercício, mas essa decisão só vai valer depois de julgados todos os recursos.
O júri desta semana deveria ter sido o terceiro. Um conselho de sentença chegou a ser formado em fevereiro, mas foi cancelado porque o advogado dos réus abandonou o plenário. Por isso, o julgamento dos policiais que atuaram no último andar do Pavilhão Nove acabou acontecendo entre 17 e 19 de março, antes do júri dos réus que entraram no terceiro andar.
Dez policiais que na época integravam o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram condenados pela morte de oito detentos e pela tentativa de homicídio de outros três. Nove receberam pena de 96 anos de reclusão. Outro PM, Sílvio Nascimento Sabino, foi condenado a 104 anos de prisão. Segundo o Ministério Público, ele era o único que tinha antecedentes criminais (por tentativa de homicídio).
Na ocasião, o promotor Márcio Friggi considerou o resultado como "uma resposta ao discurso da barbárie, que não foi aceito pela sociedade". "Em outras épocas, isso era inimaginável. Os policiais seriam absolvidos e receberiam medalhas", endossou outro representante do Ministério Público, Olavo Canto Neto.
Antes dos julgamentos, somente um acusado havia sido julgado: o comandante da operação,coronel Ubiratan Guimarães. Ele foi condenado em 2001 a 632 anos de prisão, em júri popular, por ter dirigido a operação. Em 2006, o júri foi anulado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Meses depois da absolvição, Ubiratan foi morto a tiros no apartamento onde morava, nos Jardins.
saiba mais



FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK