PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Proteína de soja reduz risco de doenças cardíacas e AVC

Proteína de soja reduz risco de doenças cardíacas e AVC


Um novo estudo, publicado na versão online do European Journal of Clinical Nutrition e desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Tulane de Medicina Pública e Tropical (EUA), demonstra que a suplementação com proteína de soja, comparada à proteína do leite, melhora o perfil lipídico em pessoas saudáveis.

Os pesquisadores acompanharam 352 adultos saudáveis nos Estados Unidos, entre os anos de 2003 e 2008. Os participantes foram divididos em três grupos, cada um recebeu 40 gramas diárias de proteína de soja, proteína do leite e carboidratos, respectivamente, durante oito semanas.

Ao final da análise, os estudiosos descobriram que aqueles que consumiram a proteína de soja apresentaram níveis de lipídeos (gorduras) no sangue mais baixos do que os grupos que consumiram proteínas do leite e carboidratos. Com essa baixa de lipídeos, essas pessoas tiveram uma redução no risco de doenças cardíacas coronárias e de derrame cerebral.

Foi possível observar também uma redução do colesterol total nas pessoas que receberam a suplementação com proteína de soja em comparação com carboidratos. Comparada à proteína do leite, a suplementação com proteína de soja aumentou significativamente o HDL e reduziu o colesterol LDL.

O Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol dos Estados Unidos destaca a importância das mudanças terapêuticas no estilo de vida como principal ação de prevenção contra o alto colesterol. Isso inclui modificações na alimentação, redução do peso e aumento de atividade física. Crescem as evidências de que o consumo de proteína de soja em substituição à proteína animal reduz os níveis de colesterol sanguíneo e pode proporcionar outros benefícios cardiovasculares.

Seis dúvidas mais comuns sobre a soja esclarecidas

1. Qual a diferença da proteína oferecida pela soja e pelos alimentos de origem animal?
A soja apresenta fatores antinutricionais que interferem na biodisponibilidade de nutrientes, ou seja, a quantidade de proteínas e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, apresentam uma diminuição na absorção no intestino. Entretanto, parte desses fatores antinutricionais é desativado durante o processamento da soja através do calor. As leguminosas como, por exemplo o feijão, são boas fontes de proteínas de origem vegetal.

2. Qual a importância das proteínas para nossa saúde?
As proteínas são conhecidas como alimentos construtores, pois fornecem aminoácidos para a formação de outras proteínas e o desenvolvimento do organismo.

3. Quais outros nutrientes importantes para a saúde a soja oferece?
As proteínas e a isoflavona (fitoestrógeno que também tem ação anti-oxidante) são os nutrientes da soja que merecem atenção. A soja também contém carboidratos, além das fibras que atuam na melhora do funcionamento intestinal.

4. Dá para contar só com a soja para atingir a recomendação diária de proteína?
A soja é um importante alimento com grande qualidade nutricional. Entretanto, o recomendado é que a alimentação seja a mais variada possível. Dessa maneira, utilizar os alimentos derivados da soja combinados com os de origem animal (carnes, leites e derivados) é uma estratégia para que, além da proteína, outros nutrientes sejam fornecidos através da dieta como, por exemplo, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, entre outros.

5. Em excesso, ela pode ser prejudicial de alguma forma?
O ideal é que os alimentos e, consequentemente, os nutrientes e calorias sejam consumidos na quantidade adequada para que não ocorra prejuízo para a saúde. A soja, por conter fatores anti-nutricionais, em excesso fará com que nutrientes importantes não sejam absorvidos. Além disso, estudos relacionam o excesso de soja com o surgimento de alterações na função da glândula da tireóide, como, por exemplo, o hipotireoidismo.

6. A soja é muito calórica? É rica em gorduras?
Cada 100 gramas da soja crua fornece 363 calorias. O maior fornecedor de energia para a soja é a gordura, seguida das proteínas e dos carboidratos. É importante ressaltar que, em gramas, as proteínas estão presentes em maior quantidade. Entretanto, como cada grama de gordura fornece 9 calorias e cada grama de proteínas, 4 calorias, a gordura passa a ser o nutriente que fornece mais energia para a soja. 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK