Damos início ao blog VIP Vintage, no qual vamos cavucar os arquivos da VIP desde 1981 em busca de curiosidades e, é claro, as capas marcantes com mulheres (nossa marca registrada desde 1997). Toda sexta – ou a qualquer momento em edição extraordinária – teremos alguma relíquia de antiquário de nosso acervo. Começamos nossa viagem com a presença em nossas páginas de duas pessoas que marcaram o noticiário na última semana: Danielle Winits e Vanderlei Luxemburgo.
A atriz global Danielle Winits deu um baita susto no sábado (28/1) ao despencar sobre a plateia em uma cena do musical Xanadu, que encena no Rio de Janeiro. Um cabo de segurança se rompeu enquanto ela “voava”. Felizmente, nem Danielle nem outras pessoas sofreram ferimentos mais graves. Melhor sorte ela teve em outro musical importado da Broadway em 2004: Chicago. Fez sucesso no palco e ainda estrelou uma capa da VIP.
Sua presença em Chicago foi celebrada em um ensaio da nossa edição de junho de 2004, no qual Danielle usou o figurino do espetáculo – que só requeria que ela dançasse com os pés no chão, sem decolagens arriscadas sobre o público.
A personagem dela era a dançarina Velma, interpretada no cinema por Catherine Zeta-Jones (que ganhou um Oscar por sua atuação).
E a capa foi especial: aproveitando o clima de grande musical da Broadway, o logotipo da VIP simulou um luminoso de neon, numa raríssima alteração radical da marca, que só costuma mudar de cor de edição para edição.
Foi a terceira capa de Winits na VIP. As duas anteriores foram em fevereiro de 1999 e agosto de 2000.
Essa marca a coloca como uma das 11 mulheres que mais saíram em nossa página frontal. Eis o time das nossas recordistas de capas:
  • 5 capas: Ellen Rocche e Scheila Carvalho
  • 4 capas: Luana Piovani
  • 3 capas: Danielle Winits, Daniela Cicarelli, Deborah Secco, Juliana Paes, Karina Bacchi, Luciana Gimenez, Sabrina Sato e Suzana Alves (Tiazinha)
**********
Outro personagem da semana foi o técnico Vanderlei Luxemburgo, demitido do Flamengo na quinta (2/2), depois de meses de convívio conturbado com os jogadores, especialmente Ronaldinho Gaúcho, e os dirigentes.
Luxa já saiu várias vezes na VIP, mas a mais divertida foi em setembro de 2000: num dos mais infames episódios de nossa série “Duelo de Titãs”, o treinador mediu forças com Luxemburgo, o minúsculo país aristocrático da Europa (clique sobre a imagem ao lado para vê-la maior).
Na época, Luxemburgo vivia seus últimos dias como técnico da Seleção Brasileira (cairia depois da eliminação para Camarões nas Olimpíadas de Sydney, em 23 de setembro).
Ele também usava a grafia Wanderley em seu nome, antes que denúncias de falsificação de documentação levantaram sua certidão de nascimento e comprovaram que o registro verdadeiro trazia seu nome como Vanderlei – que passou a ser adotado oficialmente por ele até hoje