FESTAS JUNINAS.
23 de Junho, véspera da Festa de São João.
Muitos costumes e tradições vão se perdendo ao longo do tempo e dando lugar a novos costumes. As festas juninas são um exemplo disso. Nos dias atuais, as fogueiras quase não são mais vistas, principalmente em áreas urbanas, onde a vida é agitada e as novas invenções e descobertas preenchem o dia a dia de cada um.
As quadrilhas ainda estão presentes nos colégios e em outras instituições, mas são diferentes: usa-se pouco a roupa de chita, fitas coloridas e tranças nos cabelos. No lugar delas, roupas mais elaboradas e com muito brilho. A maquiagem também mudou. Quase não se vê os chapéus de palha, calças remendadas e camisa de estampado colorido.
Nas coreografias, não mais os tradicionais passos (trancelim,jabaculiê e outros.) Ao chamados marcadores não gritam para ordenar os passos, apenas dão um sinal, geralmente através de um apito. As comidas típicas (pamonha, canjica, bolo de milho) estão sendo substituídas pelo bolo de chocolate e salgadinhos. As simpatias, adivinhações, o caritó, quase sumindo. Nem as pessoas passam fogo e somem os compadres, padrinhos e afilhados de fogueira.
As quermesses não são mais apenas para festejar São Pedro, Santo Antônio e São João, mas para fins lucrativos, e as competições estimulam a inovação das modalidades... E muito da identidade destas festas vai ficando apenas a lembrança!
Aninha Martins
Ipu,Ceará
Fonte de Pesquisa: Jornal “Mundo Jovem”,junho, 2012.
OBS.: Amanhã, dia 24 de junho, Festa de São João, publicaremos o "ESPECIAL DAS FESTAS JUNINAS".
Nenhum comentário:
Postar um comentário