FERRAMENTA COLABORATIVA
Estudantes criam site para mapear educação
15.04.2013
Alunos da UFC desenvolvem portal que faz levantamento sobre o investimento em educação no Ceará
Cinco estudantes do sexto semestre do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um portal que faz um levantamento geral sobre o investimento em educação de 180 dos 184 municípios do Ceará, com o valor bruto em reais investido e a porcentagem direcionada à área da educação.
Tela do site EducaBrasil.org, onde as informações relacionadas a cada município podem ser localizadas com a ajuda de um mapa baseado na ferramenta Google Maps
A ferramenta é produto de um trabalho curricular da disciplina de Desenvolvimento de Software para Persistência. O site está no ar desde o final de fevereiro deste ano e pode ser atualizado de forma colaborativa por pessoas de todos os estados brasileiros.
Baseado no Maps
Ao acessar o site EducaBrasil.Org, o usuário dá de cara com um mapa baseado na ferramenta Google Maps, onde pode ver uma aglomeração de informações sobre o Ceará. Aproximando a tela para o Estado, é possível ver faixas de porcentagens em círculos sobre os municípios.
Esses círculos determinam regiões que, ao serem marcadas, levam a cidades indicadas por setas vermelhas. Ao clicar nelas, é possível, então, ter a informação geral em gráficos com a porcentagem e o valor do investimento em educação no município, além do comparativo relativo aos últimos três anos. As informações são fornecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, com base na Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o ano de 2011. O órgão abriu os dados via Interface de Programação de Aplicativos (API), de forma a incentivar a criação de ferramentas criativas como o Educa Brasil.
Expansão
Bruno Furtado, um dos criadores do projeto, afirma que o grupo tem a intenção de expandir a ferramenta, incluindo as informações de outros estados brasileiros. "Pretendemos levar a ferramenta para outros municípios. Porém, temos problemas com os dados, pois cada Estado, pela Lei de Informação, administra suas informações de uma forma. Eles liberam os dados, mas não a documentação", lamenta o estudante.
Colaboração coletiva
Para dar continuidade ao trabalho, Bruno conta com a participação popular. Mesmo quando a disciplina do curso chegar ao fim, a ideia dos estudantes é continuar com o site no ar. Para isso, a colaboração dos usuários é fundamental. "O projeto é open source. Portanto, todas as pessoas podem contribuir. Não existe nenhum interesse da Universidade em continuar, porém, particularmente, a gente vai tentar, mesmo sendo difícil. Por isso, a ferramenta é aberta", afirma Bruno Furtado.
Os estudantes planejam comparar os dados da Educação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a fim de classificarem as cidades pelo nível de qualidade de vida que os investimentos em educação podem trazer. Além disso, os estudantes garantem que não são alinhados com nenhum grupo político nem são financiados por alguém. "Não temos lucro com a ferramenta. O maior investimento é a contribuição do usuário. Temos a visão de que a educação é essencial e queremos cobrar dos governantes maior atenção a isso. Cobrar isso é o que pode mover o País", enfatizou Bruno.
Com base em um curso técnico, os estudante demonstram que pensar no desenvolvimento da sociedade brasileira não deve ser exclusividade dos cursos de Humanidades, mas também de cursos onde não há formação teórica focada em sociologia e filosofia. "Para nós, foi uma experiência bacana, pois tirou o foco do desenvolvimento técnico e prático para questões diferentes da nossa área", declarou um dos criadores.
Números
Alguns dos números obtidos e demonstrados pelo mapa dão uma ideia das ações de cada município. Em Fortaleza, 17,9% dos investimentos foram em educação - somando mais de R$ 905 milhões, no ano de 2012. Já em Sobral, na região Norte, foram 26,3% dos investimentos, o que representou um valor acima de R$ 111 milhões.
Mais informações
Acesse o site www.educabrasil.org e conheça o projeto dos alunos de Desenvolvimento de Software da Universidade Federal do Ceará.
Cinco estudantes do sexto semestre do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um portal que faz um levantamento geral sobre o investimento em educação de 180 dos 184 municípios do Ceará, com o valor bruto em reais investido e a porcentagem direcionada à área da educação.
Tela do site EducaBrasil.org, onde as informações relacionadas a cada município podem ser localizadas com a ajuda de um mapa baseado na ferramenta Google Maps
A ferramenta é produto de um trabalho curricular da disciplina de Desenvolvimento de Software para Persistência. O site está no ar desde o final de fevereiro deste ano e pode ser atualizado de forma colaborativa por pessoas de todos os estados brasileiros.
Baseado no Maps
Ao acessar o site EducaBrasil.Org, o usuário dá de cara com um mapa baseado na ferramenta Google Maps, onde pode ver uma aglomeração de informações sobre o Ceará. Aproximando a tela para o Estado, é possível ver faixas de porcentagens em círculos sobre os municípios.
Esses círculos determinam regiões que, ao serem marcadas, levam a cidades indicadas por setas vermelhas. Ao clicar nelas, é possível, então, ter a informação geral em gráficos com a porcentagem e o valor do investimento em educação no município, além do comparativo relativo aos últimos três anos. As informações são fornecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, com base na Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o ano de 2011. O órgão abriu os dados via Interface de Programação de Aplicativos (API), de forma a incentivar a criação de ferramentas criativas como o Educa Brasil.
Expansão
Bruno Furtado, um dos criadores do projeto, afirma que o grupo tem a intenção de expandir a ferramenta, incluindo as informações de outros estados brasileiros. "Pretendemos levar a ferramenta para outros municípios. Porém, temos problemas com os dados, pois cada Estado, pela Lei de Informação, administra suas informações de uma forma. Eles liberam os dados, mas não a documentação", lamenta o estudante.
Colaboração coletiva
Para dar continuidade ao trabalho, Bruno conta com a participação popular. Mesmo quando a disciplina do curso chegar ao fim, a ideia dos estudantes é continuar com o site no ar. Para isso, a colaboração dos usuários é fundamental. "O projeto é open source. Portanto, todas as pessoas podem contribuir. Não existe nenhum interesse da Universidade em continuar, porém, particularmente, a gente vai tentar, mesmo sendo difícil. Por isso, a ferramenta é aberta", afirma Bruno Furtado.
Os estudantes planejam comparar os dados da Educação com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a fim de classificarem as cidades pelo nível de qualidade de vida que os investimentos em educação podem trazer. Além disso, os estudantes garantem que não são alinhados com nenhum grupo político nem são financiados por alguém. "Não temos lucro com a ferramenta. O maior investimento é a contribuição do usuário. Temos a visão de que a educação é essencial e queremos cobrar dos governantes maior atenção a isso. Cobrar isso é o que pode mover o País", enfatizou Bruno.
Com base em um curso técnico, os estudante demonstram que pensar no desenvolvimento da sociedade brasileira não deve ser exclusividade dos cursos de Humanidades, mas também de cursos onde não há formação teórica focada em sociologia e filosofia. "Para nós, foi uma experiência bacana, pois tirou o foco do desenvolvimento técnico e prático para questões diferentes da nossa área", declarou um dos criadores.
Números
Alguns dos números obtidos e demonstrados pelo mapa dão uma ideia das ações de cada município. Em Fortaleza, 17,9% dos investimentos foram em educação - somando mais de R$ 905 milhões, no ano de 2012. Já em Sobral, na região Norte, foram 26,3% dos investimentos, o que representou um valor acima de R$ 111 milhões.
Mais informações
Acesse o site www.educabrasil.org e conheça o projeto dos alunos de Desenvolvimento de Software da Universidade Federal do Ceará.
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1254660
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