Amor Platônico
Olá pessoal, estou muito feliz com o número crescente de visualizações das postagens e de seguidores no blog. Hoje vou escrever sobre um tema sugerido por um “leitor” (Mas, o blog não é lésbico? Sim, mas não é só para lésbicas. E sim para todos aqueles que se interessarem pela temática.) No caso dele, é um rapaz super talentoso que escreve um blog repleto de poesias. Deixarei o endereço do blog dele no fim do post.
Quem nunca amou, se apaixonou ou simplesmente gostou de uma pessoa que nem sabia o que você sentia por ela? Quem nunca esteve “de quatro” por alguém e essa pessoa não retribuía o mesmo sentimento? Meus amores,quase todos nós passamos por isso em algum momento de nossas vidas. Isso é amar de forma platônica o outro.
Vamos à definição:
“Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas. Amor platônico também pode ser um amor impossível; difícil ou que não é correspondido.”
Como surgiu esse termo “amor platônico”:
O termo amor "platonicus" foi usado pela primeira vez pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino no século XV, como um sinônimo de amor socrático. As duas expressões dizem respeito a um amor focado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, e não no seu aspecto físico. A expressão viu o seu conceito mudar graças à obra de Sr. William Davenant, "Platonic Lovers" (Amantes Platônicos - 1636), onde o poeta inglês se refere ao amor como é retratado no Simpósio de Platão, que afirma que o amor é a raiz de todas as virtudes e da verdade.
Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das idéias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das idéias. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das idéias.
O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias e de idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.
Quando você passar por essa de amor platônico, saiba que é uma fase. Você não vai morrer por não ter o amor dessa pessoa. Eu sou do pensamento de que se você ama muito uma pessoa você deve contar isso a ela, sempre pesando as conseqüências. O amor nunca é ruim. O ruim de amar é a outra pessoa. Porque o amor é um sentimento puro, e quem acaba tirando essa pureza de amar são as pessoas. A dica de hoje é se ame primeiro para que outra pessoa te ame também.
Valeu galera. Continuem seguindo o blog =)
Blog do leitor que sugeriu o tema:
Me encontrem nas redes sociais:
Página do Blog no face: https://www.facebook.com/somoslesbicasedai?ref=hl
Meu facebook: https://www.facebook.com/RoseleLuiza - Galera, não tô adicionando mais ninguém que eu não conheça pessoalmente, porque tem um pessoal que abusa. Mas, pode seguir se quiserem. Ficarei feliz.
Twitter: https://twitter.com/RoseleLuiza
Tem perguntas pra mim? Façam aqui: http://ask.fm/roseleluiza
FONTE: http://somoslesbicasedai.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário