Estrada de ferro de Baturité será desativada
A ferrovia Sul, que liga Fortaleza à região do Cariri cearense, está em processo de desativação. Até o fim de julho próximo deve ser suspenso o tráfego de trens. Implantada no Império, a partir de 1871, a então Estrada de Ferro de Baturité e seu prolongamento, hoje privatizada, assiste agora a seus últimos dias de funcionamento.
A decisão foi tomada pela empresa Logística Transnordestina S.A. que administra a ferrovia e confirmou a suspensão das atividades do ramal sul que tem extensão de 600km.
Em decorrência dessa decisão, é provável que o trem que irá transportar o milho doado pelo governo federal para o governo do Estado a fim de ser comercializado para os produtores rurais no Interior, deverá ser o último a percorrer os trilhos centenários.
"Ao saber dessa informação, fiquei perplexo, pois, quando houve a privatização da ferrovia, havia o compromisso do governo e da empresa que recebeu a concessão do serviço de manter o pleno funcionamento", disse o diretor cultural da Associação dos Engenheiros da extinta Rede Ferroviária Federal, Hamilton Pereira.
"O governo entregou a linha recuperada, mas não houve a devida manutenção, e agora está abandonada com trechos ruins de tráfego".
O consultor empresarial, especialista em logística, Antonio Oliveira Neto, lamentou a situação de abandono da linha e a falta de investimentos.
Observou as vantagens do transporte ferroviário que conduz um maior volume de carga, por um custo reduzido em comparação com o rodoviário. "Os países mais desenvolvidos investiram em infraestrutura ferroviária", disse.
FONTE: http://www.programadorochinha.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário