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terça-feira, 11 de junho de 2013

População não consegue ser atendida por telefone

DISQUE-DENÚNCIA

População não consegue ser atendida por telefone

11.06.2013

Moradores reclamam que o número disponibilizado no último dia 24 de maio está sempre ocupado

Às portas da Copa das Confederações, o combate à violência de forma geral em Fortaleza esbarra no simples ato de denunciar por meio do número do Disque-Denúncia (181), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). O serviço foi revitalizado no dia 24 de maio passado, e é tido como uma das ferramentas que a população tem, de forma anônima, para ajudar a Polícia na investigação e prisão de criminosos. A ligação é gratuita e pode ser feita de todo o Estado do Ceará, devendo o número funcionar 24 horas diariamente.

De acordo com a SSPDS, não há problemas com o número. Ainda segundo a Secretaria, quando a pessoa liga, o atendente conversa com ela, busca detalhes sobre o ocorrido e a denúncia é registrada e investigada Foto: NAtinho Rodrigues

No entanto, a dificuldade, segundo muita gente, é exatamente ser atendido, como relata o comerciante José Pedro de Souza, morador do São João do Tauape. "Eles fizeram a maior propaganda sobre o número e agora ninguém consegue falar. É todo tempo ocupado e isso irrita", afirma.

Outro que se diz decepcionado é o aposentado Paulo Coimbra Filho. Ele conta que, durante o fim de semana, tentou diversas vezes ligar para o 181, sem sucesso. "Apareceu um pessoal suspeito no bairro (Autran Nunes), cheio de marra, e eu quis alertar a Segurança Pública do Estado para averiguar. Não deu em nada. Tentei, tentei e fiquei com o dedo roxo de discar o número. Terminei desistindo", frisa.

A reportagem também discou várias vezes durante a manhã e início da tarde de ontem, sem sucesso. O número, assim como conta a população, permaneceu ocupado.

Por meio da assessoria de imprensa, a SSPDS nega que esteja havendo problemas com o número 181. Segundo informações do órgão, em menos de um mês de revitalizado, o serviço já recebe uma média de 200 ligações diárias. "Ao telefonar, o atendente conversa com o cidadão, procura detalhes sobre a denúncia, e isso realmente demora, não é um simples telefonema", esclarece a assessoria.

Colaboração

Ao ligar para o 181, informa a SSPDS, a denúncia é registrada e será investigada. Caso seja comprovada, imediatamente, a Polícia é acionada. Por meio do número, o órgão também recebem informações que possam levar criminosos a serem presos.

Assim, a pessoa pode colaborar para a prisão de traficantes, assaltantes de bancos, ladrões de cargas e veículos; fugitivos da Justiça; homicidas; estupradores; pedófilos, estelionatários; sequestradores e muitos outros criminosos.

No entanto, assessoria de imprensa não informou quantos atendentes trabalham no órgão e garantiu que um balanço geral será divulgado quando o serviço completar um mês.

LÊDA GONÇALVESREPÓRTER 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1277992

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