Ceará espera dobrar número de turistas estrangeiros durante Copa das Confederações
Agência Brasil | 09h51 | 11.06.2013
Pelo menos 123,8 mil torcedores são esperados para os jogos da Copa das Confederações que ocorrem nos dias 19, 23 e 27 deste mês na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a maior parte do público será formada por torcedores nacionais.
Na média das cidades-sede, até o dia 15 de maio, 97% dos ingressos haviam sido comprados por brasileiros. FOTO: Thiago Gaspar.
No primeiro jogo do torneio na capital cearense, o Brasil enfrenta o México no dia 19, às 16h. Mais de 51 mil ingressos para esse jogo, que é o segundo da seleção brasileira pelo Grupo A, foram vendidos. Pelo Grupo B, Fortaleza receberá a partida Nigéria e Espanha, no dia 23, também às 16h. Pouco mais de 39 mil pessoas já garantiram a entrada no Castelão nesse dia. Para o jogo da semifinal, ainda com seleções indefinidas, 33,7 mil ingressos foram vendidos. A capacidade do estádio é 63.093 mil lugares.
Mesmo com uma baixa venda de ingressos para torcedores de outros países, o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, espera que a proporção de turistas estrangeiros alcance aproporção de 15% a 20% em relação aos brasileiros que chegam ao estado. "Dos turistas que o Ceará recebe atualmente, de 8% a 10% correspondem a estrangeiros. Vamos sair da normalidade de qualquer mês de junho, pois vamos sediar um evento internacional. Com isso, certamente esse número vai crescer", apontou.
Rede hoteleira não espera grandes mudanças durante a Copa
A mesma expectativa não é compartilhada pelo vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE), Régis Medeiros. "Não devemos ter nada muito diferente do que temos normalmente. No ano passado, nesse período de 15 a 30 de junho, nós tivemos 65% de ocupação. Nossa expectativa neste ano é chegar na casa dos 70%. Vamos ter um aumento, lógico, no dia 19, por conta do jogo do Brasil contra o México, quando devemos entrar à casa dos 90%", avaliou. Em relação a turistas estrangeiros, ele não projeta mudanças.
Com o pequeno número de turistas de outras nacionalidades no período da Copa das Confederações, a cadeia do turismo da cidade ganha mais um tempo para capacitar seus profissionais para falar outro idioma. "Nosso turismo ainda é muito brasileiro. O grande trabalho dos últimos anos é criar uma infraestrutura para que sejamos considerados um destino turístico internacional, coisa que ainda não somos", disse Bismarck Maia.
O secretário aposta na Copa do Mundo para fortalecer o estado como destino turístico internacional. "A cidade está preparada para os jogos. Já somos uma cidade turística e que recebe muitos eventos. Isso [as copas das Confederações e do Mundo] vai ser equivalente a uma alta estação, tanto quanto temos vivido em outros momentos, com a diferença de que teremos maior número de turistas internacionais que poderão dar visibilidade ao nosso destino", avaliou.
Falta pessoas que se comunique com turistas
No maior centro de artesanato de Fortaleza, o Mercado Central, por exemplo, apenas 2% dos funcionários estão capacitados a atender turistas em outro idioma, segundo estimativa do presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Central (Almec), Juarez Gonçalves Elias. "Existe possibilidade de a gente contratar alguém bilíngue para resolver algum problema no mercado, mas como aqui é muito grande, vai ser só para casos específicos", declarou.
Meio de transporte que também não conta com comunicação ou sinalização em outro idioma é o metrô de Fortaleza. Ainda sem funcionar integralmente desde a inauguração no meio do ano passado, a Linha Sul - que liga Pacatuba, na região metropolitana, ao centro da capital - irá circular das 13h às 20h para atender à demanda dos torcedores. Normalmente, a linha é operada das 8h às 12h. De acordo com a assessoria de imprensa do metrô, embora a linha não passe perto dos locais dos jogos, ônibus especial levará o público da Estação Parangaba ao estádio Castelão.
Na avaliação do secretário, a tarefa de capacitar os profissionais para falar outro idioma poderia ser assumida com maior celeridade pelos próprios empresários do setor. "Não entendo capacitação para um grande volume [de pessoas], com a rapidez necessária, com a eficiência operacional necessária , se não for organizado pelo setor privado. E eles estão procurando fazer isso, especialmente para a Copa do Mundo", disse. Ele destacou que, na Copa das Confederações, os principais pontos turísticos da cidade receberão o reforço de voluntários bilíngues para apoiar turistas.
Transporte durante o evento
Também com o objetivo de facilitar o deslocamento de estrangeiros por ruas e avenidas de Fortaleza, o órgão estadual de trânsito está fixando 500 placas bilíngues (português e inglês). A previsão é que o trabalho seja concluído no próximo dia 10. O projeto foi feito com a identidade visual da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Após os jogos, portanto, elas serão substituídas.
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=360801
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