PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Higienização de capacetes também previne doenças

LIMPEZA

Higienização de capacetes também previne doenças

17.07.2013

Apesar de ser simples e fundamental, a limpeza do capacete às vezes é esquecida por grande parte dos motociclistas

Detritos da rua, quedas, suor e produtos de limpeza indevidos são alguns dos elementos que podem causar estragos no principal protetor do motociclista: o capacete.

É ideal que o forro interno do capacete seja removível, assim, a limpeza é facilitada FOTO: ARQUIVO

Mesmo sendo uma peça fundamental para a segurança do condutor, muitas vezes o item é esquecido, porém, não apenas no sentido do motociclista não usá-lo, mas também, de não ter os cuidados devidos com o equipamento.

Tanto externamente, quanto internamente, o capacete sofre desgastes que podem fazer com que ele cause até mesmo prejuízo à saúde de quem o usa.

Dessa forma, a higienização é um dos principais cuidados a serem tomados pelos motociclistas em relação aos seus capacetes. Para os que exercem atividade remunerada conduzindo motos, o processo de limpeza deve ser ainda mais frequente, já que passam boa parte do dia com o equipamento.

De acordo com especialistas na área de infectologia, a falta de limpeza do capacete pode causar sérios problemas de saúde, como dores de ouvido, irritação nos olhos, problemas respiratórios e até mesmo calvície precoce. Quando a peça é compartilhada, o risco de contágio de outras doenças também torna-se alto.

Diante dessa situação, cuidar do capacete também é uma forma de cuidar da própria saúde.

Como fazer
Existem diversas maneiras de higienização de capacetes desenvolvidas. O motociclista não precisa, necessariamente, levar o equipamento a um estabelecimento específico para limpá-lo. A higienização pode ser feita, também, em casa.

O uso de fragrâncias que apenas disfarçam o mau cheiro não ajuda, afinal, é necessário retirar os micro-organismos que habitam o capacete para resolver o problema.

Alguns especialistas recomendam que o forro interno do capacete seja retirado e lavado com detergente neutro, pois evita que a esponja seja danificada. Para secar, é preferível que o material seja colocado na sombra.

Outro método é mergulhar o forro do capacete em uma solução de água e vinagre tinto ou bicarbonato, para que os micro-organismos e o mau cheiro sejam expulsos. Posteriormente, a esponja deve ser lavada com sabão em pó e enxaguada com amaciante.

Aos que desejam levar o forro interno à máquina de lavar, é recomendado ajustar o aparelho na opção para roupas de tecidos delicados.

A limpeza da parte externa do capacete pode ser feita com cera de polimento, porém, tendo cuidado com a viseira, a fim de que não acarrete problemas na região dos olhos.

A frequência da higienização deve ser adequada à frequência de uso do equipamento. Geralmente é orientado que a limpeza seja feita semanalmente.

Prevenção

Compartilhar o capacete não é uma boa ideia para os que querem mantê-lo limpinho. Os cuidados com a higiene pessoal são fundamentais para evitar a proliferação de doenças por meio do equipamento Lavar o cabelo com shampoo e condicionador adequados, por exemplo, já ajuda.

É interessante que, durante a semana, o motociclista sempre deixe o capacete em locais arejados, principalmente se o equipamento não tiver o forro removível.

Possuir dois capacetes para revezar o uso também contribui. Já os que possuem o hábito de utilizar os serviços de mototaxistas também devem tomar cuidados, pois dificilmente irão saber quem utilizou antes. Segundo especialistas, para esse público, o ideal é que tenham o seu próprio capacete. 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1292762

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK