- ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS FAZEM MAL!
- VAI FAZER ESCOVINHA? SAIBA QUAL TIPO DE ESCOVA USAR EM SEUS CABELOS
- ACABE COM A BAGUNÇA DE UMA VEZ POR TODAS!
- AÇÚCAR VICIA COMO DROGA
- A MÚSICA USADA PARA TRATAMENTO
- NO INVERNO SENTIMOS MAIS VONTADE DE COMER
Alguns alimentos tem cara de "saudáveis e light" mas não são! Confira abaixo a análise de nutricionistas e tenha uma dieta de qualidade.
Saudáveis e light, mas não muito!
1- Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. "Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo", justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES). A melhor opção é sempre preferir fazer o suco da fruta natural, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento.
2- Lanche natural
É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. "Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração", lembra a nutricionista Nathália Guedes.
A nutricionista Juliana Monteiro, da Amhpla Cooperativa Médica, em Piracicaba (SP), lembra que a maioria desses sanduíches prontos também não tem tomate, alface ou cenoura ralada. "Eles são saudáveis e dão um sabor maravilhoso, assim como outros vegetais que podem ser acrescentados quando preparamos os lanches em casa", afirma.
3- Iogurte com sabor
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas a nutricionista Graça lembra que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. "O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas", alerta a profissional.
4- Cereal matinal sem açúcar
Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. "É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço", aconselha Graça Albuquerque.
5- Biscoito de água e sal
Outro produto campeão de sódio: "Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho francês, que terá praticamente o mesmo valor calórico", afirma a nutricionista Nathália. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã.
A nutricionista Juliana Monteiro recomenda de três a quatro unidades apenas. "Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral,que sacia mais," sugere.
6- Barrinha de cereal
"Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde", conta Nathália Guedes. Por isso, fique atento ao rótulo: a nutricionista Graça explica que as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril.
7- Peito de peru e atum em lata
É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. "É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio", recomenda a nutricionista Nathália.
Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio.
8- Sopa de pacote
"Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que consomem sopinha de pacote como se fosse a melhor fonte de vitaminas e minerais possível, o que está totalmente errado", conta a nutricionista Nathália Guedes. Ela explica que, além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia.
Nossa! Devemos ficar mais atentos á essas "pegadinhas" da alimentação para termos saúde e boa forma.Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.
|
Pra você que faz escova em casa, sempre utiliza uma escova redonda, mas quando vai comprar uma uma... Muitas variedades, escovas grossas, de madeira, finas, com muitos dentes, poucos dentes, com placa de cerâmica e sem, mas você sabe pra que cada uma serve?
Selecionei abaixo 4 tipos de escovas básicas e mais usadas, vamos ver pra que cada uma serve:
Escova com cerdas simples e placa de cerâmica:
Esse tipo de escova é ideal para cabelos curtos, e utilizada em cabelos compridos para modelar os fios. Possui chapa de cerâmica, o que facilita o aquecimento do secador, secando os fios mais rápido
Escova com cerdas mistas e placa de cerâmica:
Esta escova é média e é utilizada tanto para secar quanto para modelar os fios. è utilizada em cabelos muito cacheados, crespos e volumosos.
Escova com cerdas naturais e placa de cerâmica:
Se você estiver em dúvida compre esta escova, ela é curinga. Alisa, modela e cacheia, é indicada em todos os tipos de cabelos.
Escova grande com cerdas normais e placa de cerâmica:
Escova indicada para cabelões, feita especialmente para alisar.
Viram meninas, agora é só acerto!
|
Como dizia o pensador contemporâneo Harry Browne: “Tudo o que você deseja na vida tem seu preço. Há um preço a pagar caso queira aprimorar as coisas, um preço a pagar para deixar as coisas como estão, há um preço para tudo”.
Você já parou para pensar o preço que paga pela bagunça e pela desorganização? A opção de “deixar as coisas como estão” ou "um dia eu arrumo" são extremamente cômodas e poderão trazer algumas destas consequências:
- Espaço mal aproveitado.
- Perda de tempo e energia na busca de objetos deixados no lugar errado.
- Estresse causado pela consciência da necessidade de se organizar ( e você nem se quer sabe por onde começar).
- Quantas vezes você comprou um objeto de que precisava e tarde demais descobriu que já havia um igual em casa????
- Quantas vezes você comprou alguma coisa em promoção e que acabou se transformando naquele objeto ou roupa que não combina com nada? Eu já fiz isso várias vezes... O pior é quando você percebe que nem é tão bonito como era na loja, e só vai ocupar espaço e ganhar pó (mas nós aprendemos...).
- Já aconteceu de você estragar um objeto de valor porque não o guardou de maneira adequada?
- Você está pensando em se mudar para uma casa ou apartamento maior porque precisa de mais espaço para seus pertences?
- Quantas coisas sem uso em sua casa que poderia ser extremamente úteis para pessoas carentes? Pense nisso...
Para acabar de vez com a bagunça é necessário investir tempo e energia no processo de organização sem precisar parar sua vida por causa disso (não, por favor!), por isso:
"Nós podemos fazer"
Tente (por mais que seja difícil e dê preguiça), não desanimar diante de tudo o que virá pela frente.
Concentre-se apenas na tarefa que está executando no momento até atingir sua meta diária.
Quando menos esperar, você ficará surpreso ao receber o retorno gratificante do investimento de tempo e energia que usou para organizar, e o melhor, terá uma casa linda e prática como sempre sonhou!
Tenho certeza que se você tiver força de vontade, valerá muito a pena tentar... Ficarei torcendo aqui!
|
O que todos já sabem é que o açúcar tem muitas calorias, vazias de nutrientes, e que é um grande responsável para o aumento de peso. Porém, alguns trabalhos realizados nestas últimas décadas demonstram que o perigo do açúcar vai muito além de engordar e estragar a silhueta tão querida.
Primeiro porque, só o fato de aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, já pode desencadear inúmeras disfunções, segundo, por ser um grande agravante no processo de aceleração do envelhecimento e por fim e mais perigoso, é que pode causar até câncer e se tornar um vicio, o que não é nada difícil.
O consumo de açúcar ao longo dos anos vem aumentando cada vez mais, e isto vem de encontro a várias comprovações científicas que dizem que o açúcar vicia tanto quanto o álcool, o cigarro ou qualquer outra droga. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores.
A forma que o açúcar é metabolizado pelo organismo o torna muito perigoso. O açúcar é proveniente da cana de açúcar e é classificado como sacarose. Quando digerido, ele se desdobra em glicose e frutose. Excesso de glicose na circulação é ruim, mas excesso de frutose parece ser muito pior.
A frutose derivada do açúcar de cozinha e a frutose ultra concentrada usada no xarope de milho que adoça os refrigerantes e sucos industrializados só podem ser metabolizadas pelo fígado, enquanto que a glicose pode ser absorvida por outros tecidos, como músculos.
Se os seus níveis de glicogênio hepático estão cheios, o que acontece todos os momentos do dia, exceto antes de tomar o desjejum, após isso, a frutose é transformada em gordura!
A partir do momento que seu fígado não deseja armazenar esta nova gordura, as manda para outras partes do seu corpo; lugares que você não deseja como o seu abdômen ou parte inferior das costas.
O AÇÚCAR VICIA
O açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina, o que causa uma momentânea sensação de bem estar, mas com a liberação da insulina, esse estado de excitação passa rapidamente, e a pessoa sente vontade de comer mais açúcar, portanto, o açúcar pode viciar.
Como o perfil metabólico é uma característica individual, nem todos reagem da mesma forma com relação ao consumo do açúcar, porém a grande maioria pode apresentar sérios problemas à saúde, dependendo das suas heranças genéticas, frequência de consumo, quantidade, idade, sexo e prática de atividades e exercícios físicos.
Estes aspectos podem amenizar ou intensificar os perigos do açúcar no organismo.
|
É o uso de música e de seus elementos - som, ritmo, melodia e harmonia - para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos. O musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos que visem a restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo.
Ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar portadores de distúrbios da fala e da audição ou com deficiência mental. Atua na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou pessoas acometidas de derrame cerebral.
Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idosos e pacientes com câncer ou portadores do vírus HIV, por exemplo. Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores. Pode trabalhar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação e centros de geriatria e gerontologia.
A intervenção terapêutica pode vir associada à outras técnicas como relaxamento progressivo, treinamento autógeno, reiki, yoga ou acupuntura. Apesar de haver um sub-entendido consenso sobre os benefícios da música clássica ou a música psicodélica eletrônica de sons contínuos ou no caso de acupuntura e yoga indiana associada à meditação assim como a música da China é sabido que o efeito da música sobre o paciente depende de sua história de convivência com os diversos estilos musicais por um processo de condicionamento estético e/ou vivência por ventura associadas.
A intervenção terapêutica pode vir associada à outras técnicas como relaxamento e técnicas transdisciplinares. Apesar de haver um sub-entendido consenso sobre os benefícios de algumas formas musicais, é sabido que o efeito da música sobre o paciente depende de sua história de convivência com os diversos estilos musicais por um processo de condicionamento estético e/ou vivência por ventura associadas.
Por outro lado os musicoterapeutas na sua formação estudam os efeitos dos ritmos repetidos, a associação de ritmos ao transe e êxtase místico e/ou o seu efeito sobre as emoções humanas, relativamente bem conhecidos como por exemplo por produtores da música de filmes (suspense, ação, sensualidade, etc) e peças teatrais incluindo a ópera. Recentemente uma das maiores aplicações de sucesso reconhecido da musicoterapia tem sido o tratamento da dor crônica e stress pós traumático.
|
Quando a temperatura começa a cair, nosso corpo já percebe que o frio está bem próximo, pois emite sinais como arrepiar os pelos e deixar que a temperatura externa do nosso corpo também caia, mas por mais baixa que a temperatura possa estar – dentro dos padrões normais – a nossa temperatura interna não muda, se mantém a um nível onde os nossos órgãos possam continuar funcionando normalmente, seja em qualquer situação desde forte calor até frio intenso, e quem é responsável por manter esse nosso “aquecimento/resfriamento interno” é o nosso metabolismo que equilibra a nossa temperatura tanto no calor quanto no frio.
Mas o metabolismo humano não funciona sozinho, para exercer sua função ele precisa de ajuda externa, como o corpo humano é uma máquina completa, cada parte é responsável por uma atividade, porém sempre com o auxílio de outra parte, nesse caso o metabolismo conta com a energia produzida pelo nosso corpo através da nossa alimentação, ou seja, tudo o que comemos é processado pelo nosso metabolismo é ele o responsável pelos pesos que ganhamos ou que perdemos, e claramente responsável pela nossa temperatura.
No verão o nosso metabolismo age de maneira regulada, já que ingerimos alimentos leves, praticamos mais atividades físicas e nosso corpo funciona em uma velocidade maior.
Agora no inverno o nosso corpo fica mais lento para processar qualquer movimento e atividade então o metabolismo tem que trabalhar dobrado para nos dar energia que precisamos e nos aquecer, ou seja, usa uma quantidade de energia maior para trabalhar, energia essa proveniente dos alimentos. Como as nossas energias são usadas em maior quantidade, é comum sentirmos mais fome, porque é o nosso corpo que expressa essa necessidade de se alimentar para continuar funcionando.
E essa alimentação deve ser mais reforçada com alimentos “mais pesados” e de preferência quentes para ajudar no aquecimento do nosso corpo, é isso que permite o nosso coração, pulmão, rim, bexiga e tudo mais funcionarem.
E conforme cai a temperatura mais sentimos fome, mais queremos comer, porque o nosso metabolismo trabalha mais conforme esta o nível de temperatura medido em °C, dessa forma nosso corpo produz mais gordura, e essa gordura age como um isolante térmico para nos proteger do frio – por isso que os “gordinhos” sentem menos frio que os “magrinhos”.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário