PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Metade das casas em favelas já acessa a web

CONECTADAS

Metade das casas em favelas já acessa a web

31.10.2013

Desde 2003, o número de moradores de classe média nas comunidades carentes alavancou de 33% para 65 %
A internet está presente em metade dos lares situados em favelas por todo o País. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Data Favela em 63 comunidades, 52% dos moradores já tem acesso à rede.
Dados da pesquisa realizada pelo Data Popular apontam ainda que, entre jovens de 16 a 29 anos, 78% já têm acesso à internet no Brasil. A conexão mais utilizada é a banda larga. Foto: Kiko Silva
A pesquisa foi realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Os dados apontam ainda que, entre jovens de 16 a 29 anos, 78% já estão na web.

A conexão de internet mais utilizada por este público é a banda larga, seguida pelo model móvel 3G. Já o meio para se conectar e o computador de mesa na grande maioria. Entretanto, 41% das pessoas navegam pelo celular. O estudo indica ainda que 50% dos lares das favelas também estão conectados.


Classe média é maioria
O Data Favela divulgou ainda ontem que o número de moradores de classe média nessas comunidades quase dobrou na última década, passando a ser maioria, com uma fatia de 65% do total. 

Em todo o País 40% das casas situadas em favelas são chefiadas por mulheres. Desde 2003, o percentual de moradores de classe média passou de 33% para 65 %. A classe baixa fez o caminho inverso, encolheu.

TV por assinatura
A relação dos moradores da favela com a televisão também foi outro tema abordado pela pesquisa. Os dados indicaram que, nos domicílios localizados em favelas de todo o País com TV por assinatura (28% do total), as novelas os telejornais e os filmes são os programas mais assistidos por estas pessoas. 

Oito em cada dez famílias com acesso ao serviço pago fizeram adesão em, no máximo, três anos. O resultado mostra a recente melhoria nas condições de renda dos moradores situados nas comunidades carentes.

“A TV tem muito mais que um papel de entretenimento para os moradores da favela, isso porque muitas vezes ela é a única forma de lazer que esses moradores encontram depois de uma longa jornada de trabalho. E para desfrutar desses bons momentos em casa, um número maior de opções é sempre bem vindo. Por isso a TV por assinatura ganha relevância para esse público”, explica Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1333373

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK