PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Wow: nasce um esporte

NOVIDADE

Wow: nasce um esporte

15.12.2013

Invenção que promete virar febre na próxima temporada de ventos no Ceará é o tema da aventura radical de hoje
Certamente os leitores ainda desconhecem o Wow, um sistema de propulsão à vela, concebido pelo arquiteto gaúcho Thomas Burguer, que teve a ideia de criar um dispositivo portátil que pudesse ser facilmente transportado e manuseado e que utilizasse a força do vento para potencializar a prática de esportes como skate e patins, entre outros.

Esporte que já está ganhando as ruas é mistura de asa delta, kite e windsurfe Foto: Natinho Rodrigues
Há algum tempo um parceiro de viagens comentou sobre um novo esporte que um amigo havia criado. Fiquei curioso e fiz contato com seu inventor. A princípio a ideia me pareceu tão brilhante que o convidei para vir ao Ceará fazer uma demonstração e apresentar o esporte para atletas e formadores de opinião.

E no fim de semana passado os cearenses foram apresentados a uma invenção no mínimo curiosa: o Wow Sail, mistura de asa delta, com kite e windsurfe. O equipamento consiste num sistema de velas de diferentes tamanhos, produzidas com o que há de mais moderno em termos de materiais, tecnologia e design. E o melhor, seu manuseio é simples, chegando a ser quase intuitivo. Eu mesmo testei e apesar da pouca experiência em esportes à vela, consegui me divertir bastante utilizando um surfskate.


Cenário

A demonstração começou no calçadão da Praia de Iracema, próximo à Ponte Metálica. Foi lá que tive o primeiro contato com o esporte. Depois de uma breve explanação teórica, seguida de uma demonstração, Thomas insistiu para que eu experimentasse a sensação de deslizar em um skate impulsionado pelo seu Wow. E resolvi encarar o desafio. Para minha surpresa, na primeira tentativa já saí velejando ao sabor do vento. Contudo, a pouca experiência com velas não permitiu que eu aproveitasse mais a aventura, já que devido a direção do vento não ser a ideal, eu acabava tendo dificuldade em orçar, conseguindo apenas andar a favor do vento.

Contudo, logo que um amigo surfista e velejador pintou na área, ficou claro que o esporte é mais fácil do que pode parecer. Assim que o Emílio Jerry pegou na barra do Wow, deu um verdadeiro show, como se já tivesse intimidade com o equipamento. Curvas, cavadas, base trocada e até velejo de costas sobre as quatro rodinhas.

Foi incrível! Mas nesse momento surgiu uma dúvida: será que o equipamento era mesmo de fácil manuseio, ou se tratava só do talento nato do atleta? Só havia uma forma de descobrir, e era fazendo com que outros atletas experimentassem. E para isso seguimos direto para a Praia do Futuro, onda rolava uma competição de SUP, Wind e kitesurf.

Teste

Assim que chegamos e armamos as velas, vários atletas se aproximaram para conhecer o novo esporte. Os primeiros foram os supistas e kitesurfistas Gustavo Foerster e Ygon Maia, que ficaram impressionados com a invenção, testando ainda na areia.

E depois de sentir a tração do vento, eles propuseram fazer um teste com seus SUP´s. Aproveitando a pequena piscina natural que se forma na Praia do Futuro em dias de maré seca, os dois amigos escolheram velas de diferentes tamanhos, subiram em suas pranchas para testar a invenção e depois deram suas opiniões a respeito da experiência.

"Achei interessante o projeto. O equipamento é leve e simples de manusear... Só senti a falta de um trapézio, talvez por ser acostumado a velejar de kite e windsurfe. Mas vejo que essa ideia tem futuro, principalmente aqui no Ceará", comentou o atleta.

Já Gustavo se empolgou com o projeto, testando a novidade dentro e fora d´água, dizendo que não vê a hora da temporada de ventos 2014 começar para se divertir com o novo esporte.

"Foi divertido experimentar essa modalidade. Amo tudo que envolve ventos e sou entusiasta de pessoas como o Thomas, que criam novas possibilidades para que as pessoas possam aproveitar o potencial eólico do Ceará".

GEORGE NORONHAESPECIAL PARA O JOGADA

SAIBA MAIS

Início

Thomas Burguer, conceituado arquiteto do Rio Grande do Sul, criou o esporte quando ficou sócio de um veleiro oceânico, cujas velas foram descartadas. Assim, ele resolveu reaproveitá-las em seu sítio fazendo um toldo

Concepção
Um certo dia, olhando o toldo e lembrando das andanças de skate, nasceu a ideia. Ele cortou um pedaço de 2,0 x 1,0m da vela e o pôs ao vento para ver qual era a tração

Toque final
Para finalizar, Thomas Burguer deu ao equipamento a forma de vela com conceitos de asa de avião, com iguais dimensões para ficar fácil de andar entre as pessoas 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK