COPA DO MUNDO
Órgãos de segurança realizam simulação de ocorrências graves
Redação Web | 13h28 | 01.06.2014
No treinamento,foram reproduzidas,em detalhes, situações reais com grande número de vítimas
Forças de segurança e saúde pública do Ceará realizaram na manhã deste domingo uma simulação de procedimentos a serem adotados em caso de acidentes com múltiplas vítimas durante a realização da Copa do Mundo. A operação Vade Mecum contou com a participação de 35 instituições e cerca de 600 pessoas, sob a coordenação do comando da 10ª Região Militar.
O simulado foi realizado em três pontos do Mucuripe e reproduziu situações de emergência com o objetivo de otimizar o pronto socorro a vítimas de quaisquer tipos de sinistros em espaços com grande concentração de pessoas.
Foram testados três cenários diferentes, com 100 vítimas representadas por figurantes maquiados e treinados para simular as condições de quadros clínicos, como fraturas, queimaduras, sangramentos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), afogamentos, contaminações e outros.
Inicialmente, ocorreu a simulação de conflito de rua com vítimas. Posteriormente, a representação de explosão de bomba suja (bomba de dispersão radiológica) e choque entre carros com explosão de tanque de combustível e, por último, a simulação de sinistro durante desembarque de turistas de navio atracado no porto da cidade.
Dentre os aparatos tecnológicos apresentados para situações envolvendo bombas, chamou atenção do público que acompanhou a simulação o uso de um robô operado a distância. No treinamento também foram utilizados detectores de radiação, um posto avançado de des-contaminação total, além de trajes especiais anti-contaminação.
Confira a cobertura completa completa do simulado na edição desta segunda (2) do Diário do Nordeste.
Com informações do repórter Fernando Brito.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário