PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de setembro de 2014

Ação internacional promove coleta de material reciclável

EM FORTALEZA

Ação internacional promove coleta de material reciclável

07.09.2014

Conscientização para o descarte de resíduos de forma correta foi o objetivo de mutirão, que já passou por 19 cidades

Image-0-Artigo-1695253-1
A Praça Portugal recebeu uma ação de "flash mob": um grupo de jovens dançava, ritmados por percussão, cada vez que alguém depositava o lixo na lixeira. A intenção era incentivar o comportamento sustentável
FOTO: BRUNO GOMES
Pelo menos, 36 espaços de Fortaleza receberam, até ontem, ação do movimento mundial Limpa Brasil - Let's do it, mutirão de recolhimento de material reciclável e incentivo ao descarte correto dos resíduos sólidos. Um dos patrocinadores do evento, a Nacional Gás, participou, com seus colaboradores, de coleta de resíduos na Praça Portugal. A C. Rolim Engenharia também foi parceira da atividade.
Uma ação de "flash mob" foi realizada na Praça: quando alguém depositava o lixo na lixeira, um grupo de jovens dançava, ritmado por percussão, com o objetivo de incentivar o comportamento voltado para a sustentabilidade ambiental.
"Este é um dia para despertar a consciência pelo destino correto do lixo para termos uma cidade mais limpa. Além da Praça Portugal, outros espaços da cidade acompanham o movimento", afirma Fabiana Valentim, da Nacional Gás.
Para o coordenador nacional do movimento, Tião Santos, a iniciativa visa conscientizar as pessoas em relação ao descarte do lixo, ajudando, assim, a mudar o comportamento da população. "Só vamos conseguir bons resultados com educação. Precisamos de mudanças de atitude".
O mutirão de recolhimento aconteceu de 8h às 13h, em 36 espaços da cidade, entre áreas públicas, escolas e supermercados. O movimento de mobilização social começou no Brasil no ano de 2010 e já passou por 19 cidades. O projeto conta com a cooperação da Unesco, Ministério da Educação e apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Com o lema "Eu reciclo, e você?", a ação na Praça Portugal, com música e dança, chamou a atenção de quem passava e era lembrado para a importância do uso correto das lixeiras.
A intenção do movimento é incentivar a reflexão para mudança de atitude do cidadão em relação ao hábito de jogar lixo em locais inadequados.
Os interessados em participar das ações do Limpa Brasil levaram o material reciclável de casa com destino a um dos 36 pontos de coleta. Nesses mesmos lugares, foi possível retirar um kit contendo um saco de 100 litros e luvas para coletar o material reciclável que estiver jogado pelas ruas da Capital.
Doação
Todo o material recolhido é doado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana, que agrega 17 associações e cerca de 300 famílias.
Em Fortaleza, já aconteceram palestras de mobilização para professores da rede municipal de ensino e alunos do Instituto de Educação e Portal (IEP). Para Pedro Neto, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, além da participação do poder público no Limpa Brasil, outras ações continuadas são realizadas nos bairros. Uma delas é a retirada de lixo das praias, lagoas e rios da cidade.
Desde 2011, a ação já mobilizou mais de 155 mil voluntários em várias cidades do País, com recolhimento de 1,3 mil toneladas de resíduos sólidos, que foi doado a cooperativas de catadores de material reciclável.
Prefeitura inicia políticas públicas para área ambiental
A abertura oficial do movimento "Limpa Brasil Let's do it!" ocorreu na manhã de ontem, em Fortaleza. A ação, que já percorreu 140 países, teve início no anfiteatro do Parque do Cocó e contou com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários e parceiros do projeto. A Universidade de Fortaleza (Unifor) é uma apoiadora da iniciativa.
Durante a cerimônia de abertura, Roberto Cláudio afirmou que o projeto coincide com o início de implementação de políticas públicas da Prefeitura que visam melhorar a coleta seletiva na cidade. "O Limpa Brasil é um esforço que tem rodado o mundo e veio a Fortaleza no momento em que discutimos o nosso plano de resíduos sólidos", disse o prefeito, destacando que esse é o primeiro passo de consciência cidadã para a "construção de uma nova responsabilidade coletiva da cidade com o lixo".
O prefeito aproveitou para agradecer o esforço de todos os envolvidos no projeto para transformar Fortaleza em uma cidade cada vez mais limpa. "Queremos que o movimento contamine as pessoas sobre a importância de coletar corretamente", diz.
Homenagem
Na ocasião, parceiros do movimento foram homenageados com placas de agradecimento pelas ações de sustentabilidade para o desenvolvimento na Capital cearense. Entre os agraciados pelo projeto, a empresária Ticiana Rolim Queiroz também foi convidada para ser a Embaixadora Nacional do Limpa Brasil. "Para se tornar uma cidade sustentável, precisamos trabalhar e conscientizar a população", destacou.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK