Por Stephanie Hering - em 13/11/2014 às 11h00
(Foto: Reprodução)
O Facebook lança, nesta quinta-feira, 13, o Privacy Basics, nova ferramenta que promete esclarecer os termos de uso e privacidade da rede social. Segundo a companhia, o recurso reduz em 70% as 14 páginas do documento, tornando os dados mais concisos e claros.
Na página, o usuário encontra uma espécie de "perguntas frequentes" para diversos tópicos como dados que são utilizados pelo Facebook e aplicativos e serviços tem acesso a essas informações. Além disso, é possível ver tutoriais para aumentar a privacidade, como por exemplo, mudar a audiência de um post ou escolher que pessoas podem contatar o usuário.
"[O] Privacy Basics é algo que vocês vão ouvir muito a respeito e responde à demanda das pessoas que queriam ter controle de sua privacidade na ponta das dedos no momento que elas precisassem", afirmou ao Olhar Digital Richard Allan, vice-presidente de Políticas Públicas do Facebook na Europa e Oriente Médio.
Além disso, o Facebook afirma que sentiu a necessidade de esclarecer seus termos também por conta de suas recentes aquisições como o WhatsApp, Oculus e Instagram, além dos novos aplicativos lançados, vide o Slingshot. O que muitas pessoas não sabem é que detendo esses serviços, a rede social tem acesso a inúmeras informações. A promessa é de que, no entanto, somente dados demográficos são usados pela rede social e anunciantes, como idade e cidade.
A novidade chega primeiro em 30 línguas, incluindo o português, e vem como complemento a iniciativas anteriores, como o Privacy Chekcup. Essa ficou conhecida pelo famoso "dinossauro azul" que aparecia mostrando as principais configurações de privacidade do usuário.
Anúncios e nova política de termos de uso
O Facebook também está levando hoje Digital Advertising Alliance a seis novos países: Alemanha, Austrália, Canadá, França, Reino Unido e Irlanda. Lançada no início do ano nos Estados Unidos e Europa, a ferramenta oferece a opção de opt-out nos anúncios da rede social, isto é, o usuário pode escolher deixar de ver publicidade baseada nos sites e apps que ele acessa.
Deste modo, o Facebook deixa de usar a navegação do usuário para oferecer anúncios. O recurso ainda não tem previsão de chegada no Brasil, entretanto, a rede social espera estender a opção para mais países em breve.
Por fim, o Facebook pretende lançar no dia 21 de novembro uma nova política de termos de uso, privacidade e cookies. As mudanças propostas poderão ser opinadas pelos usuários até o dia anterior e então, a partir do feedback, a rede social de Mark Zuckerberg lançará uma nova versão. Os usuários serão avisados tanto por e-mail como em pop-up no site.
"Isso tudo faz parte dos nossos planos para ter certeza que as pessoas que estão usando o nosso serviço entendam a forma como a privacidade funciona", defende Allan.
FONTE: OLHAR DIGITAL
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