PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Maioria dos governadores é contra o impeachment de Dilma

Dilma Rousseff pretende ampliar sua base de apoio e, segundo o jornal, deve convidar os governadores para encontros em Brasília a partir desta semana

POLÍTICA PROCESSO


Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deflagrou na quarta-feira passada (2) o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Desde então, governadores discutem se apoiam o rejeitam o impedimento da petista. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a maioria dos governadores manifestou apoio à petista. No entanto, uma parte expressiva ainda tenta se manter distante do processo, sem declarar posição.

O jornal ouviu governador e chegou a conclusão que entre os 27 líderes estaduais, ao menos 15 são contrários à abertura do processo, nove preferem não se manifestar de modo incisivo e apenas um é favorável ao afastamento da presidente: Pedro Taques (PSDB), do Mato Grosso. Outros dois (de RO e RR) não responderam à reportagem.
Dilma pretende ampliar sua base de apoio e, segundo o jornal, deve convidar os governadores para encontros em Brasília a partir desta semana. A publicação recorda que a petista já havia tentado uma aproximação com governadores em setembro, quando procurava apoio para a recriação da CPMF.
No Nordeste a presidente tem maior apoio. Oito dos nove chefes do Executivo da região assinaram uma carta na quinta-feira (3) em repúdio à abertura do processo. O Nordeste foi também a maior base de Dilma tanto nas eleições de 2010 quanto em 2014.
"Vamos criar uma mobilização que abranja lideranças políticas e também entidades da sociedade para proteger o que construímos", ressaltou o maranhense Flávio Dino (PC do B), um dos signatários.
A publicação revela que até agora, governadores tucanos também preferem manter distanciamento da crise em Brasília.
Beto Richa (PSDB), do Paraná, disse que, hoje, "ninguém é a favor ou tem o prazer de defender o afastamento" de Dilma. "Até porque somos democráticos e respeitamos os resultados das urnas".
Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, disse à Folha que aguardará encontro com colegas de partido para abordar o assunto publicamente.
Já o paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem ressaltado que é preciso seguir o rito legal, mas salienta que "impeachment não é golpe". O governador comenta que, uma vez deflagrado, o desfecho de um pedido de afastamento é imprevisível.
Aos aliados no Congresso, Alckmin teria reclamado da postura do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido, rival interno do paulista na corrida pela candidatura ao Planalto em 2018 e defensor do impeachment. O governador manifesta irritação com o fato de que Aécio não consulta correligionários antes de se posicionar.
FONTE:
http://www.noticiasaominuto.com.br/politica/164625/maioria-dos-governadores-e-contra-o-impeachment-de-dilma

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK