POR RECEITA NATURAL
Segundo o dicionário, a palavra expectorar significa “expelir pela boca mucosidades e outras matérias que obstruem os brônquios” ou “escarrar”. De modo mais simples, podemos dizer que a expectoração é eliminação do catarro que é produzido em excesso pelo organismo. A tosse é uma forma clássica de limpeza das vias aéreas para que o muco seja “jogado” para fora do corpo.
As plantas e ervas expectorantes são aquelas que ajudam a limpar as vias respiratórias por meio da eliminação do muco. Por isso, é importante conhecê-las bem. Com essa lista em mãos, é possível preparar chás e xaropes que ajudam no tratamento de doenças como: asma, bronquite, sinusite, rinite, gripe e resfriados. As plantas indicadas também são excelentes para aliviar sintomas como: tosse, sensação de pulmão cheio, chiado e dificuldade para respirar.
Agrião
Muito utilizado na culinária, o agrião é um dos mais importantes expectorantes naturais que conhecemos. Por isso, ele é usado no preparo de xaropes industrializados e também tem destaque em várias receitas caseiras. Podemos usá-lo nesses preparos ou também consumi-lo cru em saladas. O suco feito com as folhas e ramas é outra excelente opção para quem está com tosse, principalmente se for adoçado com mel.
Alcaçuz
O alcaçuz tem sabor naturalmente adocicado, além de contar com propriedades medicinais bastante relevantes. Sua ação emoliente e expectorante é muito eficaz no tratamento da bronquite e da tosse crônica. A planta também é anti-inflamatória, antioxidante e bactericida.
Alecrim
É indicada para combater diversos tipos de problemas respiratórios, como tosse, asma e gripe. Ela ajuda na expectoração e também tem ação anti-inflamatória, atuando em duas frentes principais para aliviar os sintomas. Para preparar o chá e o xarope, recomenda-se uma quantidade de 5 a 10g da erva para cada litro de água.
Assa-Peixe
A planta conhecida como assa-peixe combate as tosses, gripes, resfriados e a bronquite. Ela pode ser usada no preparo de chás, sucos e xaropes por quem sofre com problemas crônicos de pulmão. Esses efeitos benéficos já foram comprovados por pesquisas realizadas no Brasil.
Avenca
A avenca também é um excelente expectorante natural, facilitando a eliminação do muco acumulado nas vias aéreas. Por essa razão, o uso da planta é indicado para principalmente a bronquite e a tosse com catarro (produtiva). Ela também pode ser usada no preparo de chás e xaropes.
Borragem
O chá preparado com a borragem contém vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e também tem ação expectorante. Por isso, a planta é considerada como um antigripal natural, além de ser anti-inflamatória, sudorífica, expectorante e emoliente. Seu uso é indicado em casos de problemas respiratórios agudos.
Carapiá
O carapiá é anti-febril, sudorífico, expectorante e anti-inflamatório. A planta é usada para fins medicinais desde o século XVII e sua seiva tem papel fundamental no tratamento de problemas ligados ao sistema respiratório.
Cardo Santo
O cardo santo é outra planta recomendada para quem sofre com os problemas respiratórios. Ela tem ação expectorante e antisséptica, eliminando, assim, o muco e os microrganismos causadores de doenças. A asma e o catarro nos brônquios podem ser tratados com o uso da planta medicinal.
Eucalipto
O eucalipto cheiroso (Corymbia citriodora) é muito conhecido popularmente por suas propriedades medicinais. Ele é tido com balsâmico, expectorante e antiasmático. Por isso, o uso do chá da planta é indicado para distúrbios respiratórios como o a sinusite e a bronquite.
Guaco
O guaco é um “santo remédio” para os pulmões. Ele é antisséptico e limpa as vias respiratórias. Além disso, atua como expectorante, antiasmático, febrífugo, antigripal, cicatrizante e sudorífico. O chá ou o xarope preparado com as folhas do guaco alivia a tosse e os sintomas da gripe.
Ipecacuanha
Você já ouviu falar da ipecacuanha? Quando os europeus chegaram ao Brasil, logo se interessaram pelas utilidades dela. Essa planta bastante conhecida no nordeste brasileira ganhou fama por causa das propriedades medicinais de suas raízes. Ela é usada no tratamento da tosse com catarro e da bronquite.
Ipê Roxo
A casca do ipê-roxo possui diversas propriedades terapêuticas importantes. A planta é analgésica e anticoagulante, além de atuar com um antibiótico natural. O consumo da decocção preparada com a casca é recomendada para quem sofre com a asma e a bronquite, pois ajuda a desobstruir as vias aéreas.
Jatobá
O jatobá é uma planta nativa do Brasil que vem sendo muito estudada por suas propriedades medicinais. Seu uso contra doenças do pulmão é muito comum em diferentes regiões do país devido à herança indígena. Ela é indicada para tosse, catarro no peito, gripe, asma e bronquite.
Laranjeira
As folhas da laranjeira são consideradas pela medicina popular como sendo depurativas e sudoríficas. As substâncias contidas nelas também atuam na limpeza do pulmão e das vias respiratórias. O chá preparado com a planta é ótimo para aliviar os sintomas das gripes e dos resfriados, além de conter vitaminas e sair minerais.
Malva
A malva é diurética, emoliente e expectorante. Por causa dessas características, seu uso é altamente indicado para tosse, bronquite, catarro e faringites. A ANVISA recomenda o chá da planta para tratar os problemas respiratórios, usando 2 g da planta para cada xícara (chá) de água. Ela melhora a expectoração e, por isso, traz alívio para os sintomas desses males.
Verbasco
Poucas plantas são tão eficazes quanto o verbasco quando o assunto é o pulmão. Ela é um excelente expectorante natural e combate as doenças respiratórias como a tosse, a bronquite e asma. Por ter função cicatrizante, também recupera os tecidos pulmonares danificados pelas infecções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário