RESSACA - melhores tratamentos foto: Katzenspielzeug |
A ressaca, cujo ter termo médico é veisalgia, descreve a soma de efeitos fisiológicos desagradáveis que se seguem ao consumo elevado de álcool. As características mais comuns da ressaca são dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e ao barulho, letargia, disforia (mudança transitória e repentina do estado de ânimo) e sede.
Hipoglicemia, desidratação, intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool) e deficiência de vitamina B12 são teoricamente os causadores dos sintomas da ressaca.
A ressaca dura geralmente de 1 a 4 horas, embora alguns tenham relatado efeitos de até 2 ou 3 dias após o consumo de álcool.
RESSACA: melhores tratamentos, sintomas e causas.
1. Sintomas da ressaca
Leia também: Sucos energizantes, reidratantes e desintoxicantes.
2. Causas da ressaca
Os sintomas da ressaca têm várias causas. O álcool tem efeito desidratante
Os produtos do metabolismo do álcool podem diminuir a glicogênese no fígado, causando hipoglicemia. Uma vez que a glicose é a fonte de energia para o cérebro, sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.
Outro fator que contribui para a ressaca são os produtos decorrentes da quebra do álcool pelas enzimas do fígado. O acetaldeído decorrente do metabolismo do álcool tem toxidade, contribuindo para a ressaca.
Uma vez que a vitamina B12 é usada no metabolismo do álcool, seu consumo exagerado pode acarretar na deficiência desta. Como relação ao sistema nervoso central, a remoção dos efeitos depressores que o álcool tem sobre ele podem contribuir para a sensibilidade à luz ou ao barulho.
LEIA MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário