PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Como saber quanto vou receber de décimo terceiro?

Mesmo com um décimo terceiro salário quase sempre indo inteiramente para impostos, é um direito nosso que temos que garantir.
POR PONTO RH
Foto: direitosdodevedor.com.br
A gratificação de Natal, mais conhecida como décimo terceiro salário, é mais uns dos direitos adquiridos pelos trabalhadores brasileiros. Instituída pela Lei 4.090, de 13/07/1962, garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Como muitos já sabem, este salário extra para muitos é uma “ilusão”, já que no início do ano estes valores acabam sendo gastos com impostos como IPVA, IPTU, Imposto de Rendas e taxas como o DPVAT. Mesmo assim, muitos ainda usam também o décimo terceiro para quitar dívidas, comprar presentes para amigos e parentes entre outros fins.
Mas vamos então ao que é importante: como calcular seu décimo terceiro ou pelo menos saber quanto você vai receber.

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Todo trabalhador com carteira assinada, sejam trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos a partir de quinze dias de serviço, o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário. Também recebem a gratificação os aposentados e pensionistas do INSS.

Como é calculado o décimo terceiro salário?

  1. Divide-se o salário integral/salário anual (ou seja, todos os salários recebidos durante o ano) do trabalhador por doze;
  2. Multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados;
  3. Horas extras, adicionais noturno e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação;
  4. Se o trabalhador tiver mais de quinze faltas não justificadas em um mês de trabalho ele deixa de ter direito ao 1/12 avos relativos àquele mês.
     
É claro perceber que quem trabalhou por menos de 12 meses no ano irá receber proporcionalmente aos meses trabalhadores, já que a média do salário anual será menor.
 
 VEJA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK