Postado por: Coach Maria Angélica - CANAL DO ENSINO -
Olá, leitor!
Olá, leitor!
É tempo de férias escolares! Este período é o mais desejado pelas crianças e o que elas mais querem é brincar.
Muitos pais procuram alternativas de brincadeiras para distrair as crianças e aproveitar esse momento da melhor forma. E além de brincar e se divertir a criança pode aprender muitas coisas neste período.
Há várias situações em que a interação entre pais e filhos promove aprendizados, atividades como um passeio ao museu, peças de teatros, filmes, livros, atividades na cozinha, brincadeiras e os jogos.
Nós selecionamos dicas de jogos educativos que promovem diversão e ao mesmo tempo aprendizado sobre conhecimentos gerais. Além dos jogos eletrônicos preparamos dicas de jogos educativos fáceis de fazer em casa e que irão tornar as férias um período de aprenderem juntos.
Confira a seguir estas dicas!
Jogos educativos x Jogos recreativos
É importante diferenciar os tipos de jogos para que faça sua melhor escolha:
Jogos recreativos
Os jogos recreativos são destinados ao prazer e distração, indicados para passar o tempo e relaxar, exemplo são os jogos de futebol, de personagens, de luta e etc.
Jogos eletrônicos
Os games, jogos de computador ou jogos digitais, são atividades que utilizam diversos recursos tecnológicos como áudio, animação; avanço de fases, cenário contextualizado, desafio, etc. Hoje há vários jogos eletrônicos e educativos, que estão sendo utilizados inclusive nas salas de aula.
Jogos educativos
Os jogos pedagógicos, também chamados de jogos educativos ou educacionais, desenvolvem habilidades que envolvem cognição, aprendizado intelectual, cultural e/ou social.
Os jogos de computador que são educativos captam a atenção de crianças e adolescentes, aliam a interação com uma interface rica em recursos visuais e sonoros, recursos lúdicos que promovem o aprendizado de conteúdos escolares e de conhecimentos gerais e contribuem para a criança aprender a partir da dedução, dos erros e tentativas de acerto.
É importante ressaltar que apesar dos jogos educativos eletrônicos terem interfaces autoexplicativas, instruções em áudio e instruções escritas bastante claras, e que a criança ou adolescente consegue jogar sozinha com autonomia, é importante a presença dos pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário