Os chás podem trazer benefícios para a saúde, mas devem ser usados com muita cautela por crianças e bebês. Veja informações sobre os riscos trazidos pelas ervas, caso mal administradas para o tratamento dos pequenos.
POR RECEITA NATURAL - Basta que o bebê apresente sintomas de cólica, para passar pela cabeça das mães, a possibilidade de tratar com um chazinho que irá aliviar a dor. Porém, muitas desconhecem os riscos de tratar uma criança com ervas e plantas medicinais. De um modo geral, tendemos a achar que os chás são nocivos para a saúde do bebê, mas a verdade é que eles precisam ser vistos como um medicamento.
É preciso ter muito cuidado ao dar chás para crianças |
Para começar, as ervas contém substâncias que agem do mesmo modo que alguns remédios. Não por acaso, vários medicamentos são feitos a partir de plantas. São os fitoterápicos. Entretanto, remédios alopáticos – que são aqueles produzidos em larga escala ou em farmácias de manipulação de acordo com uma prescrição médica – são usados para diferentes fins e podem ser produzidos a partir de produtos naturais.
Explicada a diferença entre as duas produções: Você daria um remédio comum para o bebê sem recomendação do médico?
Se a resposta for não é bom repensar sobre os chás tidos como inofensivos. Crianças pequenas tem um organismo muito sensível e estão mais sujeitas a alergias e intoxicações. Lembre-se que um problema quase imperceptível para um adulto pode ser fatal em um recém nascido.
Até os 6 Meses de Idade
Crianças com menos de 6 meses de idade devem ser alimentadas somente com leite materno. É por meio do leite que ela se hidrata e obtém todos os nutrientes necessários para o organismo ainda em formação. Outro fator que faz da amamentação uma atividade essencial para a saúde do bebê é a transferência de anticorpos, que são passados da mãe para o bebê, fortalecendo o sistema imunológico da criança.
Salvo casos bastante específicos, está fora de cogitação dar água, suco, chá ou qualquer outro alimento para um bebê com menos de 6 meses. Nos casos em que a criança apresentar dificuldade para mamar ou estiver abaixo do peso, é recomendada uma consulta ao pediatra para só então, seja feita uma dieta alternativa para a criança. Não é aconselhável que os pais, por conta própria, ministrem alimentação de um criança recém nascida, sem a orientação do especialista.
Após os 6 Meses de Idade
Passados os 6 primeiros meses a criança começará a consumir água e alimentos sólidos. Ela também pode ingerir sucos e chás, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Como comentamos anteriormente, o organismo de uma criança é mais frágil e responde de modo diferente ao uso de certas substâncias. Isso significa que você deve ficar atento as indicações de receitas milagrosa para tratar a saúde do seu bebê. Tenha certeza da eficacia e procedência da receita e dos ingredientes utilizados na composição de um chá caseiro, por exemplo.
O ideal é conversar com o pediatra da criança para saber quais ervas podem ser usadas. De acordo com o histórico de saúde da criança e suas demais restrições e diagnósticos será, finalmente, possível administrar um tratamento caseiro que de fato será eficiente. As proporções das receitas também devem respeitar qualquer restrição referente ao bebê para que tenha resultados efetivos. Em nenhuma hipótese, o chá ou qualquer outra composição deve ser colocados na mamadeira ou sofrer qualquer tipo de adição de adoçante.
Dica: Medicamentos caseiros e naturais são muito eficientes, mas é sempre bom ponderar os riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário