O gengibre desempenha em nosso organismo a função de antioxidante, antifúngico, bactericida e anti-inflamatório, além de prevenir doenças do nosso organismo. Devido às suas propriedades terapêuticas, o gengibre ajuda no emagrecimento e no tratamento de doenças respiratórias. Para usufruir de tantos benefícios, que tal plantá-lo em casa? Veja as dicas para cultivar e colher o rizoma facilmente, até mesmo em vasos.
POR RECEITA NATURAL - O gengibre, conhecido cientificamente como Zinzer officinalis é uma das plantas medicinais mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo.
Aprenda a cultivar o gengibre em sua horta caseira |
No Brasil, ainda não é um hábito se utilizar o rizoma na culinária, mas ele é bem comum no preparo de chás e outras receitas terapêuticas. Por conter uma substância chamada gingerol, o gengibre desempenha em nosso organismo a função de antioxidante, antifúngico, bactericida e anti-inflamatório. Por isso, o consumo da raiz é muito bom para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças.
Outro benefícios que vem ganhando destaque é o emagrecedor. O gengibre é um termogênico natural, que eleva a temperatura do organismo durante a digestão, acelerando o metabolismo. Estima-se que podemos queimar até 10% a mais de calorias fazendo uso do gengibre diariamente. Além disso, o gengibre também atua no combate a azia e gases intestinais, prevenindo o mal estar provocado pelo desconforto das flatulências, ajudando a relaxar o sistema gastro intestinal e prevenindo contra náuseas e vômitos.
O gengibre também protege o estômago contra úlceras e previne o organismo contra o câncer de cólon retal. Com tantos benefícios, é sempre bom ter um pouco de gengibre em casa. Melhor ainda, se a planta for cultivada sem agrotóxicos e de maneira caseira. Apesar de não ser muito comum nas hortas, o gengibre é muito fácil de ser plantado, até mesmo em vasos.
Como Plantar o Gengibre?
Como Plantar o Gengibre?
Para plantar o gengibre você vai precisar apenas comprar um pedaço do rizoma que esteja brotando. Os brotos são arrendondados e tem a coloração esverdeada, o que facilita a identificação. A dica, se você quer plantar, é dar preferência para os gengibres já brotados no momento da compra.
O plantio, no caso, é feito em um pequeno vaso, mas você também pode plantar o gengibre na horta – de preferência depois que as folhas já tiverem crescido. Escolha sempre um corte do gengibre que esteja brotados e para evitar que a raiz apodreça, deixe o rizoma secar, antes de colocar na terra.
A camada de terra sobre o gengibre deve ser fina, apenas o suficiente para cobrir o rizoma totalmente. Com o passar o tempo será necessário transferir o gengibre para um vaso maior, porque a raiz irá se expandir dentro da terra. O autor do vídeo anterior, também, postou o resultado da colheita, tempos depois. Veja:
A partir de apenas alguns brotinhos, é possível obter uma grande quantidade de gengibre. Por isso, a necessidade de transferir a planta para um vaso maior ou mesmo, para uma horta.
Dicas de Cultivo:
- Caso o gengibre comprado ainda não tenha brotos verdes, deixe-o de molho, por uma noite, em água morna. No dia seguinte, os brotos aparecerão.
- O gengibre se dá melhor em climas quentes e úmidos. Evite plantá-lo nos meses de inverno e lembre-se de manter a terra molhada, mas não encharcada;
- O tempo de espera para a colheita varia de 7 a 12 meses. A dica é observar quando as folhas começam a ficar amareladas. Esse sinal irá indicar para o momento certo da colheita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário