PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Saiba quais os principais tipos de hepatite no Brasil e como tratar

A doença é causada por vírus que provoca inflamação no fígado. Precisa ser tratada com atenção, pois há risco de evoluir para câncer
GETTY IMAGES
A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso excessivo de medicamentos ou consumo de bebida alcoólica. Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. No entanto, no Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns.

O grande risco de não tratar a doença corretamente é que ela pode evoluir para um câncer. “Pode evoluir para cirrose e depois para um câncer, por isso é importante fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento”, pontua o infectologista Leandro Machado.

A transmissão da hepatite A é fecal e oral. Por isso, é essencial o cuidado ao lavar as mãos e os alimentos. A hepatite B é transmitida pelo sexo com pessoas contaminadas ou pelo uso compartilhado de material infectado como agulhas e alicates. As duas primeiras hepatites podem ser tratadas com medicamentos, mas a melhor maneira de preveni-las é tomando a vacina disponível na rede pública. A transmissão da hepatite C se dá da mesma forma que a B, no entanto, não há vacina disponível nem na rede pública e nem na privada para esse tipo do vírus.

Os sintomas da hepatite normalmente surgem poucos dias após o contato com o vírus e se manifestam através da cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos. Os principais sintomas são dor de cabeça, mal-estar, dor e inchaço abdominal, urina escura, fezes claras, náuseas, vômitos e emagrecimento excessivo.

O tratamento, que pode durar de 6 a 11 meses, vai depender do tipo da doença, mas os medicamentos podem provocar efeitos colaterais como irritabilidade, dor de cabeça, insônia e febre.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK