@ |
POR MIXVALE
Com a proximidade da Black Friday, consumidor já deve começar a pesquisar preços. A Black Friday 2019 acontece no dia 29 de novembro. Para que o consumidor consiga o desconto esperado, ele deve fazer desde já sua lista de compras e começar a fazer a pesquisa de preços dos produtos desejados para que não seja surpreendido por eventuais mudanças de valores que podem levar à principal queixa dos consumidores nas últimas quatro edições da data de promoções: a propaganda enganosa.A propaganda enganosa inclui a maquiagem de preços, que levou os consumidores a apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores. A prática da maquiagem, também conhecida como “metade do dobro”, consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”. A propaganda enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido.
PRINCIPAIS QUEIXAS, SEGUNDO O RECLAME AQUI, ANO A ANO:
2013
- Problemas para acessar os sites
- Falta de estoque dos produtos anunciados
- Dificuldade para efetuar compra
2014
- Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras
- Maquiagem de preços
- Sumiço de produtos do carrinho virtual
2015
- Propaganda enganosa: 36,2%
- Problemas para finalizar a compra: 9,1%
- Divergência de valores: 7,1%
2016
- Propaganda enganosa: 22%
- Divergência de valores: 15,1%
- Problemas para finalizar a compra: 12%
2017
- Propaganda enganosa: 13,5%
- Problemas com finalização da compra: 9,6%
- Divergência de valores: 8,8%
2018
- Propaganda enganosa: 14,2%
- Divergência de valores: 7,6%
- Problemas para finalizar a compra: 7,6%
A Black Friday, que acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, é considerada uma das principais datas de compras no Brasil.
Para o diretor de operações do Reclame Aqui, Felipe Paniago, a Black Friday está dando certo, deixando aos poucos de ter a fama de “Black Fraude”. “O brasileiro já entendeu a dinâmica da Black Friday depois de algumas edições decepcionantes. Quem quer comprar pesquisa mais, arrisca menos e consegue aproveitar as ofertas”, analisa.
A Black Friday estreou oficialmente no Brasil em 2011. O Reclame Aqui acompanha a promoção e monitora dados e o comportamento do consumidor desde 2012. Começou com 8 mil reclamações, foi para 8,5 mil em 2013 e saltou para 12 mil em 2014. Nesse período, o consumidor reclamou principalmente de problemas técnicos, como fila nas lojas virtuais, sites que caíam e produtos que sumiam do carrinho de compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário