PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 7 de dezembro de 2019

O que significa INRI? Era isso que estava escrito na cruz?

Matriz de Aracoiaba /  Joseniparceiro / Instagram
INRI é uma sigla para uma frase em latim que significa Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus. Essas palavras foram escritas em uma placa que foi colocada na cruz de Jesus. A sigla INRI não foi escrita na placa original mas é usada em imagens da crucificação, provavelmente para poupar espaço.

INRI vem da expressão em latim: Iesus Nazarenus Rex Iudeorum. Isso significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. (Em latim, a letra I é usada em vez de J.) Pegando na primeira letra de cada palavra, ficamos com INRI.

A acusação contra Jesus

Quando uma pessoa era crucificada, era normal escrever o motivo de sua execução em uma placa, para que todos soubessem que esse crime tinha um castigo sério. A placa na cruz de Jesus indicava o “crime” pelo qual foi morto.

Os líderes dos judeus tinham condenado Jesus por blasfêmia contra a lei de Deus, que todo judeu deveria cumprir. Mas eles estavam debaixo do domínio romano nessa altura e, como os romanos não seguiam a religião judaica, precisariam de outra acusação para condenar Jesus à morte. Por isso, acusaram Jesus de rebelião contra o império romano.

Pilatos interrogou Jesus e viu que a acusação era sem fundamento. Mas os líderes dos judeus insistiram que Jesus estava se chamando de rei dos judeus. Isso era um desafio ao poder de César. Defender Jesus seria o mesmo que se rebelar contra César (João 19:12-15).

Apesar de saber que não era verdade, Pilatos sabia que essa acusação era perigosa. Por isso, ele permitiu a crucificação de Jesus, um castigo reservado apenas para os piores criminosos ou rebeldes.

VEJA MAIS EM: INRI é o acrónimo da frase em latim:

INRI e a placa na cruz de Jesus

Pilatos mandou escrever a acusação contra Jesus em uma placa. A acusação foi escrita nas três línguas comuns da região:
  • Latim
  • Grego
  • Aramaico

Assim, todos poderiam entender o que estava escrito. A acusação era que Jesus era o rei dos judeus. Os líderes religiosos não gostaram disso, porque parecia que ele tinha sido aceite como rei pelos judeus, e queriam que fosse mudado para “ele dizia ser o rei dos judeus” (João 19:20-22). Mas Pilatos não mudou o que tinha escrito.
LEIA MAIS EM...

Foto: @flaviosilva / Facebook
Minha fé não está firmada

Nas coisas que podes fazer
Eu aprendi a te adorar pelo que és ❤️😍
FONTE: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2180153042086643&set=a.354182698017029&type=3&theater

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK