Juntamos as principais dúvidas sobre a cura da COVID-19 e te explicamos como ocorre esse processo. Confere só:
Por Tua Saúde - A maioria das pessoas infectadas com o novo coronavírus (COVID-19) consegue alcançar a cura e se recuperar totalmente, já que o sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus do organismo. No entanto, o tempo que pode passar desde que a pessoa apresenta os primeiros sintomas, até que é considerada curada pode variar de caso para caso, podendo ir desde os 14 dias até as 6 semanas.
Depois que a pessoa é considerada curada, o CDC, que é o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, pressupõe que não há risco de transmissão da doença e que a pessoa fica imune ao novo coronavírus. No entanto, o próprio CDC indica que ainda são necessários mais estudos com os pacientes recuperados para que sejam comprovadas essas suposições.
1. Quando a pessoa é considerada curada?
Segundo o CDC, a pessoa que foi diagnosticada com COVID-19 pode ser considerada curada de duas formas:
Com teste de COVID-19
A pessoa é considerada curada quando reúne estas três variáveis:
- Não apresenta febre há 24 horas, sem utilizar remédios para a febre;
- Apresenta melhora dos sintomas, como tosse, dor muscular, espirros e dificuldade respiratória;
- Teve resultado negativo em 2 testes de COVID-19, feitos com mais de 24 horas de diferença.
Esta forma é mais utilizada para pacientes internados no hospital, que têm doenças que afetam o sistema imunológico ou que apresentaram sintomas severos da doença em algum momento da infecção.
Geralmente, estas pessoas demoram mais tempo para serem consideradas curadas, já que, devido à gravidade da infecção, o sistema imunológico tem maior dificuldade para combater o vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário