POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
Periodicamente, o Brasil passa por tempos de baixa nos reservatórios
de água e a crise
hídrica se torna um tópico muito comentado. Por isso, estudantes que
prestarão vestibulares e exames devem ficar atentos,
já que esse tema costuma ser cobrado nas provas.
A seguir, vamos explicar o que é a crise hídrica, como ela afeta o Brasil e o mundo e quais são suas principais consequências. Ao final, também traremos alguns exercícios de vestibular sobre o assunto. Confira!
O que é a crise hídrica?
Crises hídricas envolvem os problemas ligados à escassez de água para consumo humano e podem ser provocadas por inúmeros motivos. Além da ausência de chuvas regulares, razão bastante conhecida, crises hídricas têm como causadores:
- Falta de infraestrutura de abastecimento compatível com a demanda;
- Falta de conscientização sobre o consumo racional de água,
- Má gestão dos recursos hídricos;
- Desperdício;
- Intensificação dos problemas ambientais;
- Ausência do uso de fontes alternativas.
Como a crise hídrica ocorre no Brasil?
Apesar de abrigar cerca de um quinto das fontes de água disponíveis no planeta, o Brasil também sofre com crises hídricas. A falta de água se agravou bastante a partir de 2014, quando afetou principalmente o Sudeste e foi considerada a pior crise hídrica da história do país.
Além disso, o Brasil enfrenta problemas de distribuição de água. Por exemplo, o Norte é a região com a menor densidade demográfica do país, mesmo assim, concentra a maior parte das reservas hídricas. Por outro lado, no Nordeste e no Sudeste, locais muito populosos e com intensas atividades industriais, existem poucos reservatórios de água. Resumindo, entre os motivos principais pelos quais ocorre crise hídrica no Brasil, temos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário