PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 11 de janeiro de 2015

Alimentos para todos os tipos de restrição

BIOQUÍMICA

Alimentos para todos os tipos de restrição

11.01.2015

Intolerância a proteínas e carboidratos não restringe mais a dieta. É a bioquímica a favor da saúde alimentar

Image-0-Artigo-1770046-1
O celíaco não pode consumir alimentos que contenham trigo, cevada, aveia e centeio, mas a dieta não precisa ser 'sem graça'. Derivados de arroz, milho, batata ou mandioca substituem o glúten no preparo de pães, bolos e biscoitos
FOTO: AGËNCIA DN
Há até bem pouco tempo, restrição a tipos de proteína ou carboidratos significava não poder comer alguma coisa. Ou muitas. Quem tem restrição ao glúten (combinação protéica), presente na farinha de trigo, por exemplo, deveria evitar o consumo de pães. A intolerância a certos ingredientes é mais comum do que se imagina. Hoje, é possível encomendar um alimento para quem possui restrição alimentar muito específica. Além de contribuir na manutenção da vida saudável, eleva a autoestima de quem deseja sair de casa para comer e pegar o cardápio sem medo.
O espaço orgânico Grão da Vida foi uma das primeiras novidades em Fortaleza com atendimento exclusivo para vegetarianos e veganos (não ingerem produtos de origem animal), depois ampliou-se para um grupo ainda maior de indivíduos com restrições alimentares em todas as faixas etárias.
Marca do segmento, o Grão da Vida como uma proposta de saúde é um sonho realizado pela bioquímica farmacêutica Valesca Rabelo, que há mais de seis anos atende esse mercado. "Sempre sentia essa carência de um lugar em Fortaleza que pudesse oferecer cardápio para uma dieta mais restrita. Mas é uma proposta maior: o de propor uma vida mais saudável.
A restrição aos alimentos pode variar de intensidade de acordo com o organismo e condição de saúde do indivíduo. É importante que ao descobrir determinada restrição alimentar, o indivíduo redescubra o prazer de se alimentar mesmo que algumas restrições sejam feitas em sua nova alimentação.

Alimento personalizado
Com fabricação própria, o Grão da Vida (Av. Antonio Sales, 1357, loja 10; (85)3241. 2204) oferece um cardápio com 20 opções de pratos. Mas uma diversidade de outras variações pode ser desenvolvida a partir das encomendas. Pessoas que tenham alergia à proteína do ovo, por exemplo, podem encomendar refeições isentas dessa proteína específica.
Valesca Rabelo utiliza seu conhecimento científico da química dos alimentos para produzir combinações de produtos e criar pratos saudáveis que agradem o paladar dos que convivem com essa restrição alimentar. Na loja da marca é possível comprar e servir-se lá mesmo desde pães, bolos, pastéis, empadas, vatapá, sanduíches, salgados e pizzas. Os produtos podem ser encomendados, seja para consumo diário ou para eventos maiores.
"A nossa preocupação pelo atendimento com produtos saudáveis foi ampliada para todo tipo de restrição alimentar. Então, o vegano e o vegetariano continuam com seu espaço, mas agora atendemos também quem tem intolerâncias e alergias a produtos como leite, ovos e soja, por exemplo, e incluímos carne e frango em pratos em produtos sem glúten e açucares", explica a bioquímica.
Diabetes
O Grão da Vida tornou-se um espaço também para o atendimento a diabéticos, com uma linha diet que inclui vários tipos de bolos e tortas. Valesca Rabelo explica que tem havido uma procura crescente de pais de crianças com restrições, inclusive, de algumas composições vegetais.
"Temos atendido esse tipo de demanda de pais com crianças que têm restrição alimentar. Vão para médicos, depois nutricionistas e são muitas vezes encaminhados até a gente, o que já demonstra a aceitação no mercado local.
Sem agrotóxicos
Além da fábrica para a confecção dos produtos, o Grão da Vida produz também os próprios vegetais no modelo orgânico, sem o uso de agrotóxicos nem adubos químicos em nenhuma das etapas do plantio.
"As pessoas passaram a vir para cá não só por terem restrição alimentar, mas tão somente em busca de vida saudável. Assim, temos recebido uma clientela vinda das academias de ginástica, que esperavam encontrar em Fortaleza um cardápio atento aos seus padrões de saúde", afirma Valesca Rabelo.
Além de atender os consumidores da Capital, o Grão da Vida recebe, semanalmente, encomendas também do Interior do Estado. "Estamos sempre recebendo pedidos de outros municípios, a exemplo de Canindé e Morada Nova", comenta.
De acordo com Valesca, boa parte da demanda do Interior é destinada à alimentação de crianças e idosos que precisam manter uma dieta mais equilibrada por conta da restrição a determinados tipos de alimentos.
Nutrição beneficiada
A oferta de produtos para indivíduos com restrição alimentar é também um alívio para os nutricionistas, que podem oferecer maior possibilidades de cardápio para seus clientes. "Trabalhamos com prevenção de doenças e tratamento. Sempre que fazemos um trabalho de promoção à saúde buscamos produtos que atendem o público restrito", afirma a nutricionista Renata Nogueira sócia-proprietária da Clínica Eqlibre, de nutrição funcional, em Fortaleza.
Para a nutricionista, apesar de ser uma informação difundida na atualidade, é cientificamente comprovado o mal que pode causar o consumo de glúten para quem tem intolerância a essa proteína, com tipos de doenças relacionados. Mas até descobrir qualquer intolerância é necessária uma investigação, que inclui anamnese completa, desde o início da vida alimentar", explica Renata Nogueira.
Saiba mais
Intolerância à lactose: Também conhecida como deficiência de lactase, trata-se de incapacidade que o organismo tem de digerir lactose (tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos). Essa intolerância não significa o mesmo que alergia ao leite como muitos pensam;
Rejeição ao glúten: É a incapacidade ou dificuldade que o organismo tem para a digestão do glúten, proteína presente em alguns cereais, a exemplo do trigo, centeio e cevada. Entre os alimentos mais consumidos e que contêm glúten estão pães, biscoitos, cerveja e maionese. Os indivíduos intolerantes ao glúten possuem uma condição chamada doença celíaca;
Doença de Crohn : É uma doença inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo. No entanto, acomete especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. Ao paciente é indicada a redução no consumo de alimentos gordurosos de origem animal e dos itens ricos em fibras.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK