PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

GOLEIRO DESDE PEQUENO



Ser goleiro não é tarefa fácil. Em campo, é o jogador que parece andar na contramão das emoções proporcionadas pela partida. Enquanto todos querem ver as redes balançando, ele precisa fazer de tudo para que isso não aconteça. 

Enquanto os outros usam o pé para movimentar a bola, ele precisa muito mais das mãos. Para ser goleiro, é preciso concentração, agilidade e muito trabalho. No dia do goleiro, O POVO mostra uma escolinha de Fortaleza pioneira na formação dos famosos ‘arqueiros’.

A iniciativa faz parte do projeto Genoma Colorado, do Internacional de Porto Alegre. São 16 meninos, a partir dos oito anos, que desmistificam a ideia de que “só vai ser goleiro quem não joga bem”.

“A trave é imensa, mas com o trabalho físico a gente vai crescendo, ficando mais ágil”, diz Henrique Melo, de 12 anos.

Émerson Vinícius, 17, também é daqueles que já sabia o que queria. “Sempre joguei como goleiro”, lembra, contando que passou por times de base. Como exemplo, leva o estilo de jogadores conhecidos, como Rogério Ceni e Marcos.

O preparador de goleiros do projeto, Franklin Girão, confirma a opção dos meninos. “Com grandes nomes no cenário mundial e nacional, isso vai mudando. Muitos querem mesmo ser goleiro e precisam de trabalho específico”.

Ele conta que, em muitas escolinhas, o menino coloca as luvas e vai para o gol sem nenhuma preparação. Com o projeto, isso muda. “Ensinamos do abc do goleiro à alta performance e esperamos que muitos sejam aproveitados pelos times. Inclusive pelo Internacional”.

O treinamento é pesado. “Tem que suar muito para ser bom goleiro”, diz o preparador. Inclui exercícios físicos que trabalham a concentração e a agilidade. Mas os meninos nem se importam. A preocupação mesmo é aprender e nunca levar um “frango”. “Essa é a pior parte”, brincam.
 
Serviço

Genoma Colorado - Núcleo Fortaleza)
Onde: Rua Monsenhor Liberato, 1801 - Fátima (escritório) ou Rua D, 101 - Luciano Cavalcante (campo)
Informações: (85) 8753.0661/ (85) 8830.7826
Horários: sextas (17h - de 8 a 13 anos; 18h - de 14 a 18 anos; 19h - acima de 19 anos) 

BOAS NOTAS 

Escola
Os meninos devem comprovar que também são bons de nota, apresentando o boletim escola

66MIL

Alunos
O Genoma Colorado tem mais de 66 mil alunos. No Nordeste, além de Fortaleza, há núcleo em Natal e Salvador

Dicas

Tranquilidade, autoconfiança e muita determinação.

Um goleiro alto tem facilidade de pegar bolas altas. Mas um bom jogador dessa posição não precisa necessariamente ser muito alto.

Quem tem uma estatura mediana pode desenvolver agilidade, rapidez e senso de posicionamento.

Na hora de jogar, lembre-se de que bola rasteira sempre deve ser agarrada com as duas mãos. Se a bola for alta, acima do ombro, tente defender com uma mão apenas. O ideal é usar a mão do canto. Se ficar difícil, troque pela outra mão.

Treine muito o posicionamento correto. O goleiro cai na bola, quando está mal posicionado. Procure desenvolver uma boa visão periférica.

Antes de tudo, quem quiser ser goleiro deve procurar uma orientação profissional. É uma atividade física como qualquer outra que precisa de acompanhamento adequado.
 
Fonte: Franklin Girão, preparador de goleiros do projeto Genoma Colorado 


Goleiro desde pequeno | http://bit.ly/KdKdlJ

O POVO visitou uma escolinha de goleiro em Fortaleza. Projeto do Internacional. Enquanto os outros usam o pé para movimentar a bola, ele precisa muito mais das mãos. Para ser goleiro, é preciso concentração, agilidade e muito trabalho. No dia do goleiro, O POVO mostra uma escolinha de Fortaleza pioneira na formação dos famosos ‘arqueiros’.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK