PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Adie o pedido de aposentadoria


FATOR PREVIDENCIÁRIO 03/12/2012

Adie o pedido de aposentadoria

Apesar das mudanças no cálculo do fator previdenciário, o ideal ainda é o planejamento. Adiar a aposentadoria pode ser uma estratégia para acumular mais recursos para o salário durante a velhice










Logo depois de passarem os primeiros anos de euforia da profissão, é comum começar a fazer planos para a aposentadoria. No entanto, antes de requerer o benefício, o ideal é ter cautela. Adiar um pouco mais o pedido e investir em uma previdência privada são garantias de ter os ganhos mantidos nos anos seguintes, explicam especialistas.

As recomendações são válidas mesmo levando em consideração as mudanças recentes do fator previdenciário. O índice, usado no cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição, teve sua primeira alteração para melhor em dez anos. Ainda assim, os beneficiados são os que esperaram para requerer a aposentadoria depois dos cinquenta.

Este ano, foram mais de 15,2 mil benefícios (aposentadorias e pensões) concedidos no Ceará até setembro. Em todo o País, foram mais de 419 mil, segundo dados do Ministério da Previdência Social. A nova tabela do fator previdenciário passa a valer com a publicação no Diário Oficial da União.

“Na prática, quem se aposentar pelo tempo de serviço terá um valor de benefício ‘x’ e quem continuar na ativa e contribuir mais um pouco terá um valor de benefício mensal melhor”, detalhou a consultora em finanças pessoais e sócia/diretora comercial da Wise Parcerias & Consultoria Personalizada, Louise Porto Freire Lima.

Previdência privada
Já no começo do próximo ano, a professora Ana Maria Tavares, 64, deverá receber a tão sonhada aposentadoria. No decorrer do tempo, as mudanças foram para pior para quem quer receber o benefício, segundo ela. Além de um tempo de serviço maior, parte dos benefícios adquiridos na vida profissional não são incorporados na aposentadoria.

Para manter o mesmo padrão financeiro da vida ativa, o recomendado é fazer uma previdência complementar ou privada. O consultor Ricardo Pereira, em artigo no blog Mister Finanças, reforça a importância de começar a investir na aposentadoria o quanto antes. “Começando cedo você conquistará muito mais a partir de muito menos. Faça as contas, planeje quanto poderá poupar, busque conhecer as alternativas de investimento e previdência privada e comece”, indica Pereira.

Antes de calcular quanto investir em previdência complementar, é necessário levar em consideração que o teto das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de R$ 3912,20 para quem não é servidor público, de acordo com Louise.

A analista explicou que quem paga o teto do INSS pode não saber que o cálculo do benefício por tempo é a média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos, multiplicada pelo fator previdenciário. “Quem não fizer essa conta vai realmente se deparar com uma melhor idade que terá que trabalhar para complementar a renda ou diminuir o padrão de vida”, disse.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O fator previdenciário foi criado em 1999 com o objetivo de desestimular o trabalhador a se aposentar mais cedo. Se ele solicitar a aposentadoria com pouca idade, o fator será menor e, como consequência, o valor do benefício também diminui.
FONTE:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/12/03/noticiasjornaleconomia,2964564/2012-0312ec2410-fator-previdenciario-adie-opedido-de-aposentadoria.shtml

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK