PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 29 de dezembro de 2012

Semiárido: Dnocs distribui 60 mil cisternas no Nordeste

Fortaleza. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) vai distribuir no Nordeste 60 mil cisternas de polietileno, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros e bombas manuais em municípios indicados pelo Ministério da Integração Nacional. 

As cisternas de polietileno começam a ser distribuídas pelo Dnocs em janeiro do próximo ano, mas muitas dessas já vem sendo utilizado no semiárido nordestino, como é o caso de Tauá, na região dos Inhamuns Foto: Waleska Santiago
A ação faz parte do programa Água para Todos, com investimento de R$ 255,9 milhões do governo federal geridos pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Dnocs.

A ação visa atender as localidades mais penalizadas com a seca deste ano, bem como oferecer uma alternativa para as comunidades residentes na região do semiárido nordestino.

No Ceará, 12 mil cisternas serão instaladas pelo Dnocs e mais 14.228 por meio de convênio com o Governo do Estado, mas a entrega começa em janeiro de 2013 a partir de seis municípios do interior. 

A licitação no Ceará para aquisição das cisternas e bombas foi concluída no dia 14 de dezembro e ainda neste mês será dada a ordem de serviço para a entrega dos equipamentos. A distribuição deverá ser feita no Estado a partir dos pontos de armazenamento nos municípios de Sobral, Mauriti, Russas, Tauá, Acopiara e Aracoiaba.

A distribuição das 12 mil unidades na Bahia, em nove municípios, já foi iniciada a partir dos pontos de armazenamento em Euclides da Cunha e Canudos, que serão beneficiados junto com Jequié, Maracas, Santa Terezinha, Cícero Dantas, Crisópolis, Fátima e Nordestina. Na Paraíba – de Campina Grande e Sousa - serão distribuídas 4 mil cisternas. 

Em Pernambuco, serão distribuídas 5.772 cisternas de Surubim e Arcoverde; do Rio Grande do Norte 2 mil cisternas e 6.388 em Minas Gerais.

Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Social do Governo Federal. As cisternas de polietileno são fornecidas pela Dalka do Brasil Ltda., empresa vencedora da licitação, para entrega ao Dnocs em prazo de dez meses. A ação é realizada no eixo estratégico “Superar desigualdade regionais e erradicar a miséria”, do Ministério da Integração. 

As cisternas vão ser distribuídas de duas formas: 36.616 por meio de convênio com os estados que definem as suas prioridades e 27.384 por meio de implantação direta pelo Dnocs, explica Keila Margareth Cândido Rolim, da coordenação do Programa, no Dnocs. Junto com cada cisterna será entregue bomba manual para tirar água e existe recurso alocado para acompanhar a implantação com serviço de supervisão de ação social.

Cisternas de placas
Enquanto isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assinou, no sábado passado, ordem de serviço para a construção de 1.018 cisternas de placa no município de Tamboril. 

O secretário da SDA, Nelson Martins, também assinou, em Boa Viagem, ordem de serviço para a construção de 3.248 cisternas de placa e 98 quintais produtivos, sendo 71 com cisternas de enxurrada e 27 com barragens subterrâneas. 

A ação, que se desenvolve nas regiões mais castigadas pela seca, tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Os equipamentos serão construídos por convênio entre o Estado, por meio da SDA, e as ONGs Instituto Vida Melhor (cisternas de Placa em Tamboril e Boa Viagem) e Instituto Antônio Conselheiro (quintais produtivos em Tamboril). O investimento total será de, aproximadamente, R$ 9,124 milhões.

A coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Araújo, destaca que as famílias beneficiadas serão selecionadas pela comissão do Programa de Ação de Convivência com a Seca (Pacs). “A comissão do Pacs vai auxiliar na localização das famílias a serem beneficiadas com as cisternas de placa e na identificação das famílias com aptidão para receberem as barragens subterrâneas”, informou.

Resultados
O secretário Nelson Martins ressalta que o Programa de Cisternas do Ceará vem apresentando resultados satisfatórios e, até o fim de 2014, a meta é a universalização do abastecimento d'água no Estado. 

“O Ceará é o Estado que mais tem investido na construção de cisternas de placa no Nordeste e um dos que mais construiu o equipamento”, disse Martins.
Ele frisou que as quantidades de cisternas que serão inauguradas nos dois municípios contemplarão as famílias da zona rural mais necessitadas.

A cisterna de placa (Primeira Água) construída pela SDA é um reservatório com capacidade para acumular 16 mil litros d'água para consumo humano. As cisternas de enxurrada (Segunda Água) são utilizadas para o acúmulo da água das chuvas para irrigar pequenas plantações e para consumo dos animais. Já a barragem subterrânea é um reservatório construído dentro de pequenos riachos que acumulam água da chuva no subsolo.

O secretário destacou ainda que a universalização do abastecimento d'água vai acontecer também com o Projeto São José III e o Programa Água Para Todos, que levarão sistemas de abastecimento d'água para as comunidades do interior cearense. 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=351648&modulo=971

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK