PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O DIA DO FARMACÊUTICO


O DIA DO FARMACÊUTICO

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico, mas eu tomo a liberdade de estender este festejo para toda a indústria farmacêutica . A indústria farmacêutica tem se especializado em gerar relacionamentos e fazer conexões. Por meio das relações que ela estabelece gera uma efetiva produção e acesso dos e aos medicamentos. Mas há muitos desafios como a motivação clara para o desenvolvimento dos medicamentos, a escolha em que investir e a quem atender, as relações delicadas com os médicos, os aspectos ambientais de produção e descarte. Entre outros, estes pontos merecem estudos e atitudes coerentes com o que se fala. 
O farmacêutico estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor. Pode atuar na pesquisa, produção e distribuição dos mesmos, sendo obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia. No Brasil, a atividade profissional está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta seu exercício, com base na Lei 3.820, assinada em 11 de novembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek. 
Ser farmacêutico é ser o homem da farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa. Ser farmacêutico é preparar soluções, manipular fórmulas, produzir comprimidos, cápsulas, xaropes. Ser farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes sobre dosagens, posologia, interações e efeitos colaterais. É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no decorrer da história. Ser farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à saúde. Ser farmacêutico é fazer misturas agradáveis, compor unguentos, acalmando as dores e curando-as. Seu trabalho não tem fim. Ser farmacêutico é abraçar as causas que preocupam a humanidade e ter uma profunda e permanente vontade de ser farmacêutico. 
Os farmacêuticos advertem: não deixe medicamentos ao alcance das crianças.  Para evitar intoxicação, a recomendação é deixar os produtos farmacêuticos em locais altos, onde as crianças não tenham acesso, e de preferência trancados. Segundo um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), as crianças menores de 5 anos representam, aproximadamente, 35% dos casos de intoxicação por medicamentos, no Brasil. São Cosme e São Damião usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos para promover a cura em seus pacientes. 
Fazendo uma releitura dos seus princípios de atuação para os tempos atuais, podemos entender a fé como a crença no diagnóstico e no tratamento farmacológico prescrito. Muitos casos de insucesso na cura de uma doença se dão pela falta de adesão ao tratamento. Os farmacêuticos recomendam: use corretamente os medicamentos. A adesão é a capacidade do paciente em cumprir de forma rigorosa o tratamento, de acordo com a indicação médica. Somente medicamentos administrados na posologia correta serão realmente eficazes. Uma última observação: pílulas mágicas ou milagrosas não existem, todos os medicamentos estão sujeitos a efeitos colaterais e contra-indicações. Leia sempre a bula antes de iniciar um tratamento.

Read more at http://www.variedades1.com/2013/01/o-dia-do-farmaceutico.html#moQ6cOl75cIXLpUs.99 


FONTE: http://www.variedades1.com/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK