PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Obama começa segundo mandato com juramento antes de posse pública


Obama faz juramento para segundo mandato em frente à família.Miriam Burgués.
Washington, 20 jan (EFE).- Em uma breve cerimônia na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jurou neste domingo oficialmente o cargo para um segundo mandato, que terminará em janeiro de 2017.
Acompanhado por sua esposa, Michelle, e de suas duas filhas, Obama usou para o juramento perante o juiz John Roberts, presidente da Suprema Corte, uma Bíblia de propriedade da família de sua mulher. O ato que foi transmitido pela TV e que precedeu a cerimônia pública de posse desta segunda-feira, para a qual são esperadas cerca de 800 mil pessoas.

Leia também:
Posse de Obama contará com forte esquema de segurança
Obama deixa oferenda em cemitério militar e vai à igreja antes de juramento
Vice-presidente dos EUA faz juramento para 2º mandato
Primeiro presidente negro dos EUA, Obama quer voltar a fazer história
Após o juramento formal, que durou apenas um minuto e no qual se comprometeu a "defender a Constituição dos Estados Unidos", o presidente beijou sua esposa e suas filhas, Malia e Sasha, e disse a esta última, a mais nova: "consegui".
Obama agradeceu ao juiz Roberts e ao pequeno grupo de convidados para a cerimônia, entre eles sua irmã, Maya Soetoro-ng, a mãe e o irmão de Michelle, Marian e Craig Robinson, e vários jornalistas.
A primeira-dama, que acaba de completar 49 anos e estreou nesta semana um look com franja, e Malia, de 14, usavam vestidos em tons azuis. Já o de Sasha, de 11, era de cor rosa.
A Bíblia usada hoje para o juramento do cargo procede de Chicago e foi um presente do pai de Michelle, Fraser Robinson III, a sua mãe, LaVaughn Delores Robinson, em 1958, segundo o Comitê para a Posse Presidencial (PIC, na sigla em inglês).
LaVaughn Delores Robinson, falecida avó de Michelle, foi a primeira pessoa afro-americana a dirigir a livraria do Instituto Moody Bible de Chicago, cidade onde nasceu em 1915.
A cerimônia foi realizada no Salão Azul, usado normalmente para recepções e local do único casamento presidencial realizado na Casa Branca, o de Grover Cleveland, em 1886.
Antes de Obama, o último presidente a jurar seu cargo duas vezes, uma delas em um domingo na Casa Branca e a outra em cerimônia pública um dia depois, foi Ronald Reagan em 1985, ao iniciar seu segundo mandato.
De acordo com a Constituição, o segundo mandato de Obama começou automaticamente ao meio-dia de 20 de janeiro, mas as celebrações e a cerimônia pública de juramento no Capitólio foram transferidos para amanhã.
Em frente ao Capitólio, Obama voltará a jurar o cargo, desta vez com dois exemplares da Bíblia, um usado há 150 anos por Abraham Lincoln e outro que pertenceu ao ativista afro-americano Martin Luther King Jr.
Da mesma forma que há quatro anos e que hoje, Obama será investido na segunda-feira perante Roberts, que na cerimônia de 2009 inverteu algumas palavras do texto protocolar. Embora tenha retificado, seu erro levou o presidente a se equivocar quando teve que pronunciar o juramento.
São esperadas 800 mil pessoas para a posse de amanhã, um recorde para um segundo mandato. O número, porém, é muito menor que o que em 20 de janeiro de 2009 assistiu em Washington ao juramento histórico de Obama como o primeiro presidente negro do país.
Nesta segunda-feira, Obama entrará no seleto e clube de presidentes dos EUA que pronunciaram mais de um discurso de posse (16 de seus antecessores o fizeram).
Segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, Obama "leva muito a sério" a preparação de seus discursos em algumas ocasiões especiais e está "muito agradecido" pela oportunidade que os americanos lhe deram de voltar a pronunciar um discurso de posse.
Amanhã, Obama dará uma visão geral do que será seu segundo mandato e dos "valores" subjacentes em sua agenda de prioridades, disse hoje David Plouffe, um importante assessor do presidente, à rede "CNN".
Os detalhes de suas propostas para os próximos quatro anos, que incluem continuar fortalecendo a recuperação econômica, concluir a retirada das tropas americanas do Afeganistão em 2014, conseguir um maior controle sobre as armas e promover uma reforma migratória, serão explicados no discurso anual do Estado da União, previsto para o dia 12 de fevereiro.
O vice-presidente Joe Biden também jurou hoje formalmente o cargo no começo da manhã perante Sonia Sotomayor, magistrada da Suprema Corte, em cerimônia com sua família e cerca de 20 convidados no Observatório Naval, no noroeste de Washington.
Depois Biden e Obama depositaram uma oferenda floral no túmulo do soldado desconhecido no cemitério militar de Arlington, aos arredores de Washington, e em seguida o presidente assistiu a um serviço religioso junto com sua família em uma igreja do centro da capital. EFE


FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/obama-come%C3%A7a-segundo-mandato-juramento-antes-posse-p%C3%BAblica-191820421.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK