PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 8 de dezembro de 2013

Não faltará emoção

SÉRIE A

Não faltará emoção

08.12.2013

Com o título já definido, Série A terá oito jogos decisivos por vagas na Libertadores e luta contra o rebaixamento
Se a 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro não reserva mais a disputa do título - o Cruzeiro já levou a taça com sobras - as emoções ficam por conta da disputa por vagas para a Libertadores e luta contra o rebaixamento para a Série B.

Técnico do Flu, Dorival Júnior, terá de torcer por um quase ´milagre´ Foto: Folha Press

Pela competição continental, estão em jogo duas vagas - ou apenas uma, caso a Ponte Preta vença a Sul-Americana na quarta-feira - pois Cruzeiro e Grêmio carimbaram o passaporte, e outras duas para a Série B, já que Náutico e Ponte Preta já cairam.

Atlético/PR (3º), Goiás (4º), Botafogo (5º) e Vitória (6º) são as quatro equipes que ainda sonham com vaga na Libertadores. Quanto ao risco de rebaixamento, são seis: Portuguesa (13º), Inter (14º), Criciúma (15º), Coritiba (16º), Vasco (17º) e Fluminense (18º). Já está definido que um grande do Rio de Janeiro será rebaixado.

Para definir os destinos dos dez clubes, oito jogos dividirão as atenções na rodada, já que dois envolvem clubes que lutam por Libertadores e para escapar do descenso. As oito partidas serão às 16h (horário cearense).

Jogos

Com a situação mais cômoda por vaga na Libertadores, o Atlético/PR é o único que depende só de si. O Furacão manda o duelo com o Vasco, em Joinville (SC), e venceu só duas das oito partidas, vivendo um momento de instabilidade. No Vasco, o clima é de verdadeira decisão, já que precisam de tropeços de dois adversários para evitar um novo rebaixamento. O clube também caiu em 2008.

O principal perseguidor do Furacão é o Goiás. O time esmeraldino recebe o desinteressado Santos no Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Com menos chances, o Botafogo recebe o Criciúma no Maracanã. Embora o time carioca brigue por vaga na Libertadores, os catarinenses chegam com moral para tentar escapar da queda após arrancada nos últimos seis jogos.

O time com chances mais remotas de Libertadores é o Vitória. O time nordestino, que faz uma excelente campanha, visita o Atlético/MG no Independência, caldeirão do Galo, time que já pensa no Mundial de Clubes. O jogo marca o possível retorno de Ronaldinho depois de meses em atuar por lesão.

O outro baiano, o Bahia, já ´sossegado´ por garantir permanência na elite na rodada anterior, pode ser o algoz do Fluminense. O desesperado time carioca, que visita os baianos na Fonte Nova, trabalhou bastante o psicológico para crer em um milagre em evitar a queda.

Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Coritiba visita o São Paulo em Itu (SP) e depende só de si para escapar. Se vencer, rebaixa o Fluminense.

Com chances remotas de queda, Internacional e Portuguesa, precisam só de empates para se safarem. O Colorado recebe a já rebaixada Ponte Preta no Centenário, em Caxias do Sul (RS). A Macaca jogará com reservas, pensando na final da Copa Sul-Americana. Já a Lusa recebe o Grêmio - que conquistou sua vaga na Libertadores na rodada anterior - no Canindé.

Vasco e Flu podem cair juntos hoje

A 38ª rodada da Série A reserva grandes emoções para os gigantes Vasco e Fluminense. Antes dela começar, já se sabe que um deles será rebaixado para a Série B, pois nenhuma combinação de resultados os salvam ao mesmo tempo, e o pior, os dois podem cair juntos, o que seria inédito para o futebol carioca.

Vascaínos esperam que a equipe não repita 2008, quando foi rebaixada para a Série B FOTO: FUTURA PRESS

Por ocuparem a zona de rebaixamento, o Vasco é o 17º com 44 pontos e o Fluminense o 18º, com 43, os cariocas dependem de tropeços dos adversários para permanecer na elite.

Ainda que precisem vencer fora de casa e ainda dividir a atenção com jogos dos adversários, os cariocas mantém o otimismo por um desfecho feliz.

Mesmo se conseguir a vitória, os cruzmaltinos precisam de um tropeço do Coritiba ou uma derrota do Criciúma para escaparem do rebaixamento. "Sabemos que precisamos vencer o jogo. O que não podemos é nos abater em função de ouvir gritos, resultados, coisa que percebi no último domingo. Eu falei em outra oportunidade que trabalhei com 93% de risco de cair e nós conseguimos reverter no próprio Grêmio. Estou bem confiante agora", declarou o técnico do Vasco, Adílson Batista.

Dorival Júnior, técnico do Fluminense, passou a semana trabalhando o aspecto psicológico de seus jogadores, a fim de mostrar a eles que é possível evitar o rebaixamento.

"Eu continuo acreditando nos jogadores do Fluminense e sei que eles podem tirar o time desta situação. Tenho convicção de que vamos conseguir um bom resultado contra o Bahia. Precisamos fazer nossa parte".

Botafogo ainda crê em vaga na Libertadores

O Botafogo não depende de suas forças para conquistar uma vaga na Libertadores. Para conseguir diretamente pelo Campeonato Brasileiro, precisa vencer o Criciúma e torcer para Goiás tropeçar e Atlético-PR ser derrotado. Caso fique em quarto, os alvinegros vão ficar na expectativa da final da Sul-americana e esperar que a Ponte Preta não fique com o título.

O goleiro Jéfferson admitiu que acompanhou uma parte da decisão do meio de semana, mas ressaltou que a temporada foi boa e a equipe necessita fazer sua parte primeiro.

"Acabei vendo um pedaço do segundo tempo, mas acho que chegou o momento de fazermos a nossa parte. Só dependíamos de nós, agora é questão de honra buscar os três pontos diante do Criciúma. Aqui há jogadores experientes. Não é o que programamos, queríamos chegar já na Libertadores, pelo que estamos fazendo no campeonato. Mas temos uma chance muito viva. O mais frustrante vai ser se os resultados acontecerem e tropeçarmos. Vamos fazer nossa parte e torcer contra os adversários", declarou o goleiro do Bota.




Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK