PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 8 de dezembro de 2013

No Interior, calendário de feiras é intenso

DE QUARTA A DOMINGO

No Interior, calendário de feiras é intenso

08.12.2013

Semelhantes a de Fortaleza, feiras de confecções espalham-se por todas as regiões do Estado
Sobral. Próximo a Sobral, no distrito de Aprazível uma feira de confecções já acontece há 11 anos, embora exista há quase 20 em outros locais da cidade. Antes de ganhar a sede própria, ela esteve no Centro de Convenções e na Praça de Cuba. São mais de 800 feirantes. Desses, 75% vêm de Fortaleza e 60% possuem marca e até fábrica própria. Quase 100% são formalizados com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Em Aprazível, distrito de Sobral, a feira evoluiu ao longo dos anos e conquistou sede própria e mais infraestrutura, como banheiro públicos FOTO: WILSON GOMES
A feira funciona das 4h até as 12h todas as sextas-feiras, mas muitas vezes termina antes disso. No mês de dezembro, é comum que as mercadorias acabem antes das 9h, como aconteceu quando a reportagem esteve lá. Segundo o Presidente da Associação da Feira da Aprazível, os trabalhos começam na quinta-feira em São Benedito, passando por Ipu e com última parada em Aprazível.

Três dias feira
"São três dias de roteiro feito por diversos ônibus que vêm da capital. Nesses dias passam consumidores do Ceará, Piauí e Maranhão". De Sobral, os feirantes voltam para Fortaleza a fim de participar da feira José Avelino.


Feirante por 11 anos e natural de Santa Quitéria, foi em Fortaleza que Alexandre começou a ser representante e integrar o circuito de feiras no Ceará, vindo a Sobral semanalmente. Nessa década, ele avalia que o trabalho do feirante teve uma significante melhora, não havendo mais perseguição por conta de órgãos públicos ou sindicais e com uma maior facilidade de formalização.

Infraestrutura garantida
Diferente da feira da Capital, a infraestrutura de Aprazível também evoluiu. A feira é a única da região Nordeste que possui sede própria, internet gratuita e parceria com o Crediamigo do Banco do Nordeste (BNB), de acordo com o presidente.

A taxa de R$ 20,00 semanal paga por cada feirante garante segurança privada, água luz, telefone, contador, advogado, ambulatório de primeiro socorros, 14 banheiros públicos para tomar banho, manutenção da rede elétrica, manutenção das barracas e projetos sociais. Para 2014, iniciará a implantação da venda por cartões de crédito.

Comércio alimenta cadeias

De acordo com a feirante Maria Juraci Cavalcante a implantação da feira no distrito impulsionou economicamente o local, com o investimento em construção de pousadas, restaurantes e outras estruturas que garantem o conforto tanto do comerciante como do comprador.

Ela mora em Fortaleza, mas passa três dias por semana na rota das feiras e é responsável por trazer para o interior três ônibus com outros feirantes. "Em Fortaleza, começamos a ouvir, dez anos atrás, sobre a feira de Sobral e as indicações eram boas. Quando cheguei na Aprazível não tinha nem onde dormir. As redes eram entre ônibus ou alugávamos quartinhos para até 20 pessoas", contou.

Nas demais regiões do Ceará também se tem notícia de feiras semelhantes a da José Avelino também em Juazeiro, todo domingo próximo ao mercado Gonzaga Mota e por duas madrugadas em Russas, a qual é conhecida por Shopping Chão.

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA 


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK