PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 4 de março de 2014

Como manter um programa de treino até a hora do parto

GRAVIDEZ SAUDÁVEL

Como manter um programa de treino até a hora do parto

25.02.2014
Image-0-Artigo-1549039-1
A personal Camila Reis assiste Karina Sampaio no treino ao ar livre
FOTO: SAULO GALDINO/DIVULGAÇÃO
Image-1-Artigo-1549039-1
A mobilidade da lombar é focada, assim como a circulação das pernas, agindo contra o acúmulo de líquidos e o surgimento de varizes
FOTOS: HELOSA ARAÚJO
Image-2-Artigo-1549039-1
As séries, no pilates para grávidas, são compostas de poucas repetições. A respiração e a postura das futuras mamães são beneficiadas diretamente
Image-3-Artigo-1549039-1
Exercícios com a bola fortalecem a musculatura das pernas. Esta prática também auxilia na hora do parto devido ao trabalho que é realizado na região pélvica
Respeitar a condição física da futura mamãe, alerta o obstetra Elson Almeida (Medicina Preventiva do Hapvida). Segundo ele, mulheres que praticavam exercícios antes de engravidar podem continuar com seu programa de exercícios, com a devida autorização de seu médico, só que de forma mais leve, ou seja, com a redução da carga, duração e velocidade dos mesmos. Para as sedentárias, os exercícios não precisam ser restringidos, desde que sejam feitos com moderação.
De acordo com o professor de Educação Física da Unifor, Walter Cortez, as grávidas sedentárias devem malhar de 30 a 45 minutos, duas a três vezes por semana, enquanto as ativas de 45 minutos a uma hora, três a cinco vezes por semana. A indicação é do Colégio Americano de Medicina do Esporte.
Preferência pelo pilates
Dentre as atividades mais procuradas durante a gravidez está o pilates. O exercício proporciona muitos benefícios: fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen, dos glúteos e da parte inferior das costas, além de diminuir a sensação de desconforto e agir contra o inchaço das pernas.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates, Thycianne Bezerra Lima, a prioridade é que os movimentos sejam executados, com poucas repetições e carga leve. Por serem adaptados, a grávida não deve fazer posturas que causem desequilíbrio, enquanto os exercícios de braço ajudam a fortalecer a região dando boas condições à futura mamãe de carregar seu filho no colo. Pernas devem ser trabalhadas, a fim de se evitar dores articulares em função do sobrepeso.
Thycianne atende a nutricionista Vanessa Queiroz, que espera o primeiro filho, Victor. No oitavo mês de gestação, a mamãe conta, satisfeita, que só engordou seis quilos até agora. "Melhorei muito do estresse e a circulação foi beneficiada. Escolhi esta prática porque sempre pensei no parto normal, pois o pilates auxilia no esforço na hora de ter o filho. A atividade trabalha muito bem a flexibilidade do assoalho pélvico. Segurar o 'xixi' no final da gravidez pode ser um problema. Sinto que, em relação a isso, estou bem", revela.
Foco na respiração
Nas sessões, que duram de 55 minutos a uma hora, a instrutora de pilates orienta a aluna a focar na respiração, um dos princípios do método. Os exercícios de alongamentos são primordiais, pois, em função do aumento abdominal, o peso se desloca todo para a frente, alterando o seu centro de gravidade, aumentando a curvatura fisiológica da coluna e causando dores. "Finalizamos a aula com exercícios de relaxamento, utilizando a cromoterapia, em especial a luz azul que tranquiliza", diz Thycianne.
Corrida: por que não?
Seja na pista de atletismo da Unifor ou nas ruas, a gerente de projetos, Keyla Guerra, segue seu treino de caminhada/corrida, grávida de cinco meses de Heloísa. Tudo com a aprovação da obstetra, acompanhamento de uma profissional de Educação Física e de um nutricionista. Mesmo assim, ainda percebe reações por onde anda. "Não há receio, mas vejo que a maioria das pessoas não sabe que é possível praticar corrida na gravidez. A pergunta é sempre a mesma: " você pode correr?"
Questão de intensidade

A treinadora de Keyla, professora Taiana Lohmann, explica que as atividades de alto impacto (corridas de velocidade e competição) não são indicadas. E que a corrida pode ser mantida desde que a gestante já tenha este hábito, não enfrente uma gravidez de risco, seja acompanhada por um profissional de Educação Física e liberada pelo seu médico.
Keyla treina três vezes por semana, praticando alongamentos, exercícios de reforços e trabalho aeróbico monitorado. "É preciso dar maior atenção para a região pélvica, pois os ossos do quadril se expandem, o que pode gerar incômodos articulares. Assim, alongamentos, mobilidade e reforço são muito importantes", diz.
Respeito aos limites
Keyla Guerra pretende manter os treinos até o dia do parto. Para tanto, porém, é essencial respeitar os próprios limites. "A parte aeróbica é a que mais varia (de 30 minutos a uma hora), dependendo de como estou me sentindo no dia. Geralmente alterno caminhadas e corridas a fim de manter uma zona de trabalho onde é monitorada a frequência cardíaca, às vezes constante, outras com variações de intensidades. Depende do que se encontra na planilha e de como está a minha disposição. Concluímos com alongamento e relaxamento", descreve Keyla, que confessa se sentir saudável, bem-humorada e feliz.
'Personal gestante' faz a diferença

Outra maneira de atrelar saúde e atividade física na gravidez prevê a participação de uma personal gestante. Tal profissional - que deve ser da área de saúde - orienta uma atividade física tanto para a gestante como para a mulher no pós-parto. O objetivo é realizar um atendimento diferenciado e personalizado, contemplando a segurança da mãe e do bebê, respeitando seus limites e atuando na prevenção e tratamento de desconfortos comuns nesse período.
"Prescrevo os exercícios de acordo com o trimestre, buscando fazer as adaptações para cada exercício e adequando os mesmos de acordo com o perfil da gestante e suas restrições. Procuro sempre monitorar os batimentos cardíacos e a pressão arterial", informa a fisioterapeuta e personal gestante Camila Reis.
"Já no pós-parto, após a liberação médica, iniciamos os exercícios focando nas queixas principais da mulher que quase sempre quer voltar ao peso, ter um abdômen lisinho de antes da gravidez, além de buscar inseri-la em uma atividade mais intensa", informa a profissional com especialização em Saúde da Mulher e em prescrição de exercícios a gestantes e mulheres no pós-parto.
Mais disposição
A consultora de vendas, Karina Sampaio, está no oitavo mês de gestação de Gabriel e se diz satisfeita por ter procurado o atendimento da personal gestante.
"Os benefícios são muitos, mas os principais são a diminuição de edemas, maior disposição para o trabalho, menos cansaço e dores na coluna", relata a mamãe.
Karina Sampaio faz questão de ressaltar os cuidados que a personal gestante tem na hora de orientá-la na prática de atividades físicas. "Ela sempre tem atenção para os batimentos cardíacos e a minha temperatura corpórea. Evita a posição supina, que pode causar a queda de pressão. Aconselha para que sempre esteja ingerindo líquido, para uma melhor hidratação. É um trabalho diferencial", reconhece.

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/como-manter-um-programa-de-treino-ate-a-hora-do-parto-1.818175

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK