PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 3 de junho de 2014

Prostitutas reivindicam liberdade da profissão em desfile temático da Copa

Prostitutas reivindicam liberdade da profissão em desfile temático da Copa

Profissionais do sexo e feministas ocuparam praça no Centro de Campinas.  No Dia da Prostituta, elas reivindicam regulamentação da categoria.


Prostitutas, feministas e integrantes do movimento LGBT fazem desfile em praça de Campinas (Foto: Virgginia Laborão / G1 Campinas)Prostitutas e feministas fazem desfile em praça de
Campinas (Foto: Virgginia Laborão / G1 Campinas)
Com um desfile de roupas temáticas da Copa do Mundo, profissionais do sexo reivindicaram a regulamentação da profissão ocupando, na noite desta segunda-feira (2), a Praça Ruy Barbosa, no Centro de Campinas (SP). Integrantes de coletivos feministas e LGBT da cidade também dividiram a passarela do evento em apoio às prostitutas. Para protestar de forma bem-humorada, o grupo usou camisetas com frases como "Eu jogo pelada" e "Mete pra dentro, Seleção".
Além das roupas com os dizeres que aludiam ao torneiro mundial de futebol, as modelos do desfile empunharam cartazes como "trabalho sexual é legal", "prostituição não é crime" e "exploração sexual não é prostituição.
O evento chamou a atenção de quem passava pela praça, como os promotores de vendas Jussarra Marques e Bruno César. "Acho que é do direito delas. Tem que lutar e ir atrás de conseguir trabalhar no que quer", afirma Jussara. Já César defende que se deveria ter menos preconceito com o trabalho das profissionais do sexo. "Eu tenho algumas amigas no Jardim Itatinga e a maioria não está lá porque quer, mas porque corre atrás de ganhar dinheiro para realizar sonhos", conta ele.
Segundo Betânia dos Santos, prostituta há 20 anos e coordenadora da Associação Mulheres Guerreiras, que representa as profissionais do sexo da cidade, o evento é a segunda grande comemoração para a visilibidade das prostitutas em Campinas. "Estamos lutando para termos nossa causa reconhecida. Nossa associação nasceu da luta das profissionais do sexo e queremos a regulamentação do nosso trabalho", explica Betânia.
Profissionais do sexo de Campinas fazem desfile em praça pública para pedir liberdade de trabalhar durante a Copa (Foto: Virgginia Laborão / G1)Grupo usou camisetas para satirizar Copa e pedir regulamentação da profissão (Foto: Virgginia Laborão / G1)
Luta por direitos
Além do desfile, o documentário "Mulheres Guerreiras: desbravando estradas da vida", que reúne memórias de profissionais do sexo da cidade, foi exibido para a população. A produção foi realizada por membros da associação, além de voluntários da Incubadora de Cooperativas Populares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A profissional do sexo Theresinha Ferreira, conhecida como Sandra Cabelão, de 55 anos, foi uma das diretoras do documentário. Ela começou a se prostituir com 14 anos, após ter ficado órfã depois que os pais, indígenas, foram mortos em confronto com militares no Paraná. Aos 19 anos, mudou-se para Campinas e foi acolhida por outras profissionais do sexo no Jardim Itatinga, bairro conhecido pela concentração de boates e prostituição a céu aberto.
Segundo Aline Tavares, uma das voluntárias que ajudou no projeto, o objetivo do documentário foi registrar a história e a memória de prostitutas como Theresinha. "É importante também passar esse vídeo nessa praça, justamente de onde elas foram expulsas tempos atrás", afirma ela.
Profissionais do sexo de Campinas fazem desfile em praça pública para pedir liberdade de trabalhar durante a Copa (Foto: Virgginia Laborão / G1)Profissionais do sexo fazem desfile para pedir liberdade de trabalhar (Foto: Virgginia Laborão / G1)Fonte: G1


....

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK