A polêmica preferência entre disputar o Brasileirão em pontos corridos ou em mata-mata parece que nunca terá fim. Nesta semana, inclusive, a novela em que o assunto se tornou ganhou mais um capítulo. Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de futebol, visitou a CBF e pediu à José Maria Marin e Marco Polo Del Nero que o mata-mata voltasse à competição.
LEIA MAIS:
Como seria o Brasileirão 2014 com mata-mata? Veja quem seria o campeãoVeja quais teriam sido os duelos de mata-mata no Brasileirão desde 2003
Como seria o Brasileirão 2014 com mata-mata? Veja quem seria o campeãoVeja quais teriam sido os duelos de mata-mata no Brasileirão desde 2003
Ednaldo argumentou que a disputa por pontos corridos sufoca os clubes, que precisam cumprir diversas datas de jogos e também estimula comportamentos anti-desportivos, como o oferecimento de mala-branca para estimular um time, cujo resultado pode influenciar outro, a ganhar um jogo.
“Foi um diálogo aberto. Analisamos e discutimos a fórmula do campeonato. De imediato, tudo foi encaminhado para o departamento de competições. Mas isso precisa ser amplamente discutido entre clubes, federações e televisão”, ponderou o dirigente.
A proposta de Ednaldo Rodrigues é de dividir os 20 clubes do Brasileirão em dois grupos com 10 times cada, que jogariam todos entre si, em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificariam para a fase seguinte, onde formariam um grupo único, com oito times.
A partir de então, os oito clubes jogariam, mais uma vez entre si, em partidas de turno e returno. Os quatro melhores passariam para os mata-matas (semifinais), onde os vencedores fariam a final e iriam para a Libertadores. Os perdedores, por sua vez, disputariam o terceiro lugar, que valeria também uma vaga na competição continental.
A última vez que o Brasileirão foi disputado em mata-matas foi em 2002. Na época, os 26 clubes participantes da primeira divisão jogaram todos contra todos, em turno único, com os oito primeiros passando para os mata-matas. O Santos acabou sendo campeão na ocasião, depois de ter tido a pior campanha entre os classificados da primeira fase.
Foto: Divulgação
FONTE:
http://torcedores.com/noticias/63138-presidente-da-federacao-baiana-propoe-volta-mata-mata-ao-brasileirao
Nenhum comentário:
Postar um comentário