PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Após aprovação três vezes em medicina cearense vai estudar na Rússia

Após tentar três vezes passar em Medicina em uma universidade pública por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sempre “bater na trave”, o cearense Tercio dos Santos, (25), de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza) via cada vez mais o seu sonho se distanciar. Chegou a cursar um semestre de Engenharia Química, mas acabou trancando.

“Fiquei sabendo por meio de ex-professores do Rio de Janeiro de uma seleção para cursar Medicina na Rússia, com ajuda do governo de lá. Falei com a minha a mãe e ela me deu total apoio”, contou. Foi então que Tercio se inscreveu na Aliança Russa e participou de uma seleção. “Primeiro eu enviei a documentação e o meu histórico escolar. Após ser aprovado nessa etapa, participei de uma entrevista e fui aprovado também”, comemorou o futuro médico.

Tercio viaja no final de abril e vai estudar na Universidade Médica Estatal de Kursky, uma das mais respeitadas do país e que fica a 500 km de Moscou, capital da Rússia. Kursk tem cerca de 420 mil habitantes e é um dos centros culturais e religiosos do país. A cidade tem um grande complexo industrial, centros científicos e educacionais.

E para estudar lá não é exigido inicialmente outro idioma. “De abril a agosto irei fazer lá um curso preparatório, onde estudarei inglês e russo e o básico de Biologia, Física e Química. E em setembro começam as aulas de Medicina”, conta ansioso.

O Governo Russo dá incentivo a estudantes internacionais, mas cada aluno deverá custear cerca de R$ 7 mil por semestre, que inclui faculdade, moradia e plano de saúde. O sistema de ensino é bem rígido. “Eles são bem exigentes. Soube que têm avaliações orais diariamente e aulas até aos sábados”.

O curso terá duração de seis anos. Quando retornar ao Brasil, Tercio será submetido ao Revalida, um exame do Governo Brasileiro para reconhecer o seu diploma, que já será válido para toda a União Europeia. Segundo a Aliança Russa, diversos estudantes formados na Rússia foram aprovados no programa Mais Médicos. “Sonho agora em me formar médico e voltar para trabalhar em São Gonçalo do Amarante”.

(O Povo)

FONTE:http://potenginainternet.blogspot.com/2015/02/apos-aprovacao-tres-vezes-em-medicina.html


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK