Existe um poder imenso nas palavras faladas, mas poucos têm consciência dele. As palavras devem ser consideradas os alicerces daquilo que construímos na vida. Usamos palavras o tempo todo e raramente pensamos no que dizemos e como falamos. Como prestamos pouca atenção a nossa escolha de palavras, a maioria de nós fala muito com negativas…
E para ser responsável por sua vida, você tem de ser
responsável pelas palavras que saem de sua boca. As palavras e frases que você emite são extensões de seus pensamentos.
Portanto, comece a prestar atenção ao que você diz. Se estiver usando palavras negativas ou limitadoras, modifique-as…
Quando estiver com outras pessoas, preste atenção ao que elas dizem e ao modo como falam. Veja se é capaz de associar o que disseram às situações que elas estão vivendo. Repare que muita gente vive na base do “deveria”… São pessoas que ficam imaginando porque não conseguem sair de situações desagradáveis. O fato é que elas querem
controlar coisas que não podem controlar…
Outra expressão que precisa ser removida da fala e pensamento é “tenho de”.
Conseguir isso é aliviar muito a pressão que impõe a você mesmo ao usar essa expressão… Em vez disso, comece a falar “escolho”…
A palavra escolher pode dar uma perspectiva completamente diferente a sua vida.
Lembre-se sempre que tudo o que você faz é por
escolha, mesmo que não lhe pareça…
Quer saber o que você anda pensando e como tem falado? Então faça um pequeno exercício.
Coloque um gravador perto de seu telefone e ligue-o sempre que der ou receber uma chamada. Quando a memória estiver cheia, ouça o que você disse e que palavras usou. Provavelmente você ficará chocado.
A partir daí, comece a prestar atenção às palavras que costuma usar e em sua inflexão de voz. Se perceber que repete a mesma expressão três ou mais vezes, anote-a; isso é um de seus padrões de pensamento. Alguns desses padrões serão positivos e capazes de lhe proporcionar apoio, mas certamente você encontrará alguns padrões muito negativos que só o estão prejudicando.
Louise Hay
Nenhum comentário:
Postar um comentário