Papa diz que mundo vai ver destruição de ecossistemas se nada for feito.
Pontífice pede modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade.
CONFIRA O VÍDEO |
O vaticano divulgou nesta quinta-feira (18) a encíclica verde -- uma carta do Papa com orientações para a igreja. Pra salvar o planeta, Francisco defende uma mudança radical no modelo econômico e no estilo de vida das pessoas.
O Papa Francisco não é o primeiro a falar em ecologia na igreja. João Paulo II muitas vezes pediu o respeito à natureza. Mas a encíclica “Louvado Seja” é a mais forte defesa do meio ambiente já feita por um pontífice.
O Papa disse que a ação do homem arruinou a terra e, que se nada for feito, o mundo vai assistir à destruição de ecossistemas inteiros ainda neste século. O documento, de 192 páginas, pede um novo modelo de desenvolvimento, uma nova definição de progresso que não se baseie apenas no modelo econômico e tecnológico, mas numa economia sustentável.
“Para não agredir ainda mais a natureza e evitar que os mais pobres paguem um preço alto pelo crescimento”, diz o Papa.
A Encíclica Verde destaca outros pontos. Francisco afirma que combustíveis fósseis precisam ser substituídos com urgência, critica duramente o consumismo em excesso e propõe outro estilo de vida. Lembra que gestos cotidianos podem ser fundamentais, como evitar o uso de plástico e papel, separar o lixo, reduzir o desperdício de comida e o consumo de água. O texto mostra ainda preocupação com novos conflitos, e faz um alerta: guerras possam ser geradas pela falta de bens naturais, como a água. O Papa defende uma agricultura sem transgênicos e o respeito pelos povos primitivos.
O diretor do Centro Potsdam de Estudos Climáticos, que atuou como consultor para Francisco, comentou que o documento reúne base científica e valores éticos e morais. Nem todos concordam. Na Polônia, país de população católica que depende muito do carvão, um jornal conservador considerou a carta antipolonesa.
Instituições que agem em defesa do meio ambiente, como o a WWF e o Greenpeace, comemoraram a encíclica. E pediram que católicos e laicos sigam as orientações de Francisco.
O presidente americano, Barack Obama, elogiou o documento. E diz ter esperança que todos os líderes mundiais reflitam sobre o apelo do papa.
FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/vaticano-divulga-documento-historico-em-defesa-do-meio-ambiente.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário