PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Vaticano divulga documento histórico em defesa do meio ambiente

Papa diz que mundo vai ver destruição de ecossistemas se nada for feito.
Pontífice pede modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade.


CONFIRA O VÍDEO

O vaticano divulgou nesta quinta-feira (18) a encíclica verde -- uma carta do Papa com orientações para a igreja. Pra salvar o planeta, Francisco defende uma mudança radical no modelo econômico e no estilo de vida das pessoas.
O Papa Francisco não é o primeiro a falar em ecologia na igreja. João Paulo II muitas vezes pediu o respeito à natureza. Mas a encíclica “Louvado Seja” é a mais forte defesa do meio ambiente já feita por um pontífice.
O Papa disse que a ação do homem arruinou a terra e, que se nada for feito, o mundo vai assistir à destruição de ecossistemas inteiros ainda neste século. O documento, de 192 páginas, pede um novo modelo de desenvolvimento, uma nova definição de progresso que não se baseie apenas no modelo econômico e tecnológico, mas numa economia sustentável.
“Para não agredir ainda mais a natureza e evitar que os mais pobres paguem um preço alto pelo crescimento”, diz o Papa.
A Encíclica Verde destaca outros pontos. Francisco afirma que combustíveis fósseis precisam ser substituídos com urgência, critica duramente o consumismo em excesso e propõe outro estilo de vida. Lembra que gestos cotidianos podem ser fundamentais, como evitar o uso de plástico e papel, separar o lixo, reduzir o desperdício de comida e o consumo de água. O texto mostra ainda preocupação com novos conflitos, e faz um alerta: guerras possam ser geradas pela falta de bens naturais, como a água. O Papa defende uma agricultura sem transgênicos e o respeito pelos povos primitivos.
O diretor do Centro Potsdam de Estudos Climáticos, que atuou como consultor para Francisco, comentou que o documento reúne base científica e valores éticos e morais. Nem todos concordam. Na Polônia, país de população católica que depende muito do carvão, um jornal conservador considerou a carta antipolonesa.
Instituições que agem em defesa do meio ambiente, como o a WWF e o Greenpeace, comemoraram a encíclica. E pediram que católicos e laicos sigam as orientações de Francisco.
O presidente americano, Barack Obama, elogiou o documento. E diz ter esperança que todos os líderes mundiais reflitam sobre o apelo do papa.
FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/vaticano-divulga-documento-historico-em-defesa-do-meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK