O termo labirintite é usado para designar uma doença que atinge uma pequeno estrutura dos nossos ouvidos: o labirinto. Essa estrutura é dividida em duas partes: a cóclea, que é responsável pela audição, e o vestíbulo, que auxilia no equilíbrio. Por isso, quando o labirinto é afetado a pessoa pode ter problemas para escutar e também para manter o equilíbrio do próprio corpo.
Causas da Labirintite
Não existe uma explicação clara a respeito das causas da labirintite. Sabe-se que problemas inflamatórios e infecciosos na região do ouvido podem levar ao aparecimento dos sintomas. Além disso, alterações genéticas, compressões mecânicas, algumas doenças neurológicas e tumores também estão relacionados com o os episódios de labirintopatias.
A doença é mais comum depois do 40 anos, quando as alterações metabólicas advindas com a idade interferem no funcionamento do organismo. Alguns problemas como elevação dos níveis de colesterol, do triglicérides e do ácido úrico podem fazer com que a afecção do labirinto aconteça, devido a quantidade menor de sangue chegando ao cérebro e ao interior do ouvido.
Outros fatores também são considerado de risco para a labirintite: glicose alta, pressão alto, consumo de álcool, uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, estresse, ansiedade, ocorrência de otites, dentre outros. Por isso, é importante avaliar todos os problemas de saúde de forma mais global, cuidando de tudo aquilo que pode acarretar outras doenças.
Sintomas
Como comentamos antes, a labirintite atinge a parte do ouvido interno responsável pela audição e pelo equilíbrio. Por isso, sintomas relacionados a essas duas funções costumam indicar a ocorrência da labirintite.
Os dois sintomas mais típicos da labirintite são a vertigem e a tontura. Apesar de serem parecidas elas se distinguem pelas sensações que causam no indivíduo. Na tontura, a pessoa sente que perdeu o equilíbrio, como se estivesse pisando no vazio. Já na vertigem, o ambiente parece estar girando em torno do indivíduo. Além desses sintomas, quem tem labirintite também pode sentir:
- náusea
- sudorese aumentada
- zumbido no ouvido
- perda de audição
- alterações gastrointestinais.
Alguns Cuidados
Quem sente algum dos sintomas mencionados acima deve procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e a indicação de tratamento. Algumas mudanças ajudam a evitar as crises, tais como:
- não ingerir bebidas alcoólicas;
- evitar o fumo;
- manter os níveis de glicose, colesterol e triglicérides dentro do desejável;
- seguir uma dieta balanceada;
- fazer exercícios físicos regulares;
- beber muita água durante o dia;
- não tomar bebidas feitas com quinino (água tônica);
- controlar o estresse;
- não dirigir durante as crises ou após tomar a medicação para labirintite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário