A medida dividiu os aliados do Palácio do Planalto e a presidente Dilma Rousseff admitiu rever a decisão de suspender a antecipação da primeira parcela do 13º. Agora, um novo rumo para os aposentados e pensionistas sonharem com o dinheiro: o Ministério da Fazenda vai propor o pagamento da metade do 13º dos aposentados em setembro e em outubro.
De acordo com fontes do Governo Federal, contribuiu para esse acerto a aprovação do projeto de lei de reoneração da folha de pagamentos das empresas nesta semana pelo Senado Federal. Também contribui positivamente o bom andamento das propostas de concessão que passaram a entrar no “radar do Tesouro”. Em todo o Brasil, são, pelo menos, 28 milhões de beneficiários do INSS que receberão o 13º salário. A folha com a primeira parcela do 13º corresponde a R$ 15,6 bilhões.
Ao longo da semana, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tratou do assunto com a presidente Dilma Rousseff e os ministérios da Previdência Social e do Planejamento, a fim de fechar um acordo em torno da medida. O adiantamento da metade do 13º dos aposentados do INSS em agosto tem sido feito desde 2006. Neste ano, porém, o governo havia decidido não antecipar o valor em agosto por causa das dificuldades financeiras nas contas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário