PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 22 de novembro de 2015

Aplicativo informa fone da viatura do Ronda do Quarteirão mais próxima

Por Hayanne Narlla em Segurança Pública

O Coop, feito por três jovens, busca agilizar a comunicação da população com a polícia, fornecendo de forma urgente o número da viatura

Aplicativo fornece contato da viatura do Ronda do Quarteirão mais próxima (FOTO: Divulgação)
Aplicativo fornece contato da viatura do Ronda do Quarteirão mais próxima (FOTO: Divulgação)

Depois de ter registrado cinco números de diferentes localidades do Ronda do Quarteirão no celular, o estudante Renato Holanda, de 24 anos, sonhava com um serviço oferecesse a lista telefônica. Mas foi depois de presenciar um assalto – em um bairro que não sabia o nome –, e perguntar ao porteiros dos condomínios qual o contato da polícia, que ele pensou em criar um aplicativo.
Com a ajuda dos analistas de sistemas Rafael Araújo e Bianca Nunes, da mesma idade, que o estudante criou o Coop, cujo objetivo é agilizar e melhorar a comunicação da população com a polícia, fornecendo de forma urgente o número da viatura mais próxima.
Polícia sem interesse
“A ideia tem aproximadamente um ano. Primeiro, teve um tempo de conversa, tentativa de apresentar para o governo e tudo. Mas o desenvolvimento mesmo foi de três meses”, explicou. Renato ressaltou que apresentou a ideia à polícia, que adorou. O problema foi a burocracia, que empacou o processo e as reuniões. “Acabou ficando por isso mesmo”. 
Ao todo, o projeto custaria R$ 20 mil (levando em conta o trabalho dos três integrantes). Entretanto, Renato conseguiu um apoio da Microsoft e tirou do bolso cerca de R$ 1 mil. Nenhuma outra empresa apoiou o projeto. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, IOs e Windows Phone. Para baixar, procure pelo nome “Coop Ronda”.
Para acessar o Coop, não é necessário um cadastro. Basta estar conectado ao 3G ou Wifi e enviar a localização. O aplicativo retornará com o número da viatura mais próxima. Caso seja a primeira vez que a localidade recebe a solicitação, será enviado o 190. Depois disso, no máximo em 48 horas o contato estará disponível.
A base de dados é alimentada de acordo com o uso da população. Atualmente, o aplicativo já atende 27 cidades do Ceará e cerca de 150 bairros de Fortaleza.

LEIA MAIS...

FONTE: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK