Por Hayanne Narlla em Segurança Pública
O Coop, feito por três jovens, busca agilizar a comunicação da população com a polícia, fornecendo de forma urgente o número da viatura
LEIA MAIS...
FONTE: Tribuna do Ceará
O Coop, feito por três jovens, busca agilizar a comunicação da população com a polícia, fornecendo de forma urgente o número da viatura
Aplicativo fornece contato da viatura do Ronda do Quarteirão mais próxima (FOTO: Divulgação)
Depois de ter registrado cinco números de diferentes localidades do Ronda do Quarteirão no celular, o estudante Renato Holanda, de 24 anos, sonhava com um serviço oferecesse a lista telefônica. Mas foi depois de presenciar um assalto – em um bairro que não sabia o nome –, e perguntar ao porteiros dos condomínios qual o contato da polícia, que ele pensou em criar um aplicativo.
Com a ajuda dos analistas de sistemas Rafael Araújo e Bianca Nunes, da mesma idade, que o estudante criou o Coop, cujo objetivo é agilizar e melhorar a comunicação da população com a polícia, fornecendo de forma urgente o número da viatura mais próxima.
Polícia sem interesse
“A ideia tem aproximadamente um ano. Primeiro, teve um tempo de conversa, tentativa de apresentar para o governo e tudo. Mas o desenvolvimento mesmo foi de três meses”, explicou. Renato ressaltou que apresentou a ideia à polícia, que adorou. O problema foi a burocracia, que empacou o processo e as reuniões. “Acabou ficando por isso mesmo”.
saiba mais
Ao todo, o projeto custaria R$ 20 mil (levando em conta o trabalho dos três integrantes). Entretanto, Renato conseguiu um apoio da Microsoft e tirou do bolso cerca de R$ 1 mil. Nenhuma outra empresa apoiou o projeto. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, IOs e Windows Phone. Para baixar, procure pelo nome “Coop Ronda”.
Para acessar o Coop, não é necessário um cadastro. Basta estar conectado ao 3G ou Wifi e enviar a localização. O aplicativo retornará com o número da viatura mais próxima. Caso seja a primeira vez que a localidade recebe a solicitação, será enviado o 190. Depois disso, no máximo em 48 horas o contato estará disponível.
A base de dados é alimentada de acordo com o uso da população. Atualmente, o aplicativo já atende 27 cidades do Ceará e cerca de 150 bairros de Fortaleza.
LEIA MAIS...
FONTE: Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário