Vírus Zika | |
Nas últimas semanas, os diagnósticos de microcefalia que aumentaram assutadoramente no Brasil, especialmente na região Nordeste. Estes estão sendo relacionados ao Vírus Zika, um arbovírus emergente da família Flaviviridae, que inclui os vírus da dengue, do Oeste do Nilo, da febre amarela e da encefalite japonesa. Pessoas infectadas pelo vírus Zika tem sintomas semelhantes ao da dengue, por isso é comum que pessoas com zika sejam diagnosticadas erroneamente.
|
Neste artigo:
- Introdução
- Características do vírus
- A doença causada pelo vírus Zika- Exames
- Conclusões
- Referências bibliográficas
- Características do vírus
- A doença causada pelo vírus Zika- Exames
- Conclusões
- Referências bibliográficas
O Vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus emergente da família Flaviviridae, que inclui os vírus da dengue, do Oeste do Nilo, da febre amarela e da encefalite japonesa. O vírus causa uma doença transmitida por mosquito do gênero Aedes, e que teve surtos recentes no Pacífico Sul.
A transmissão mediada por vetor do ZIKV é iniciada quando uma fêmea do mosquito Aedes, ao se alimentar de sangue, injeta o vírus na pele do hospedeiro mamífero, seguindo-se a infecção de células permissivas através de receptores específicos. Com efeito, as células imunitárias da pele, incluindo fibroblastos da derme da epiderme, os queratinócitos, e células dendríticas imaturas, foram todas encontradas como sendo permissivas para infecção pelo ZIKV
O ZIKV é um vírus de RNA contendo 10.794 nucleotídeos que codificam 3.419 aminoácidos. Ele está intimamente relacionado com o vírus Spondweni; os dois vírus são os únicos membros de seu clado dentro do cluster flavivírus transmitido por mosquitos. Os vírus mais próximos do ZIK incluem os vírus das encefalites Ilhéus, Rocio, e da encefalite de St. Louis; o vírus da febre amarela é o protótipo da família, que inclui também a dengue, encefalite japonesa e vírus do Oeste do Nilo. Estudos realizados na Floresta Zika, próxima a Entebe, em Uganda, sugeriram que a infecção pelo ZIKV chegava a embotar a viremia causada pelo vírus da febre amarela em macacos, mas não bloqueava a transmissão do vírus da febre amarela.
LEIA MAIS...FONTE: Boa Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário