Conheça os benefícios da vitamina A para a nossa saúde e entenda por que ela é indispensável em sua alimentação diária, e por que prevenir a deficiência da mesma no corpo.
POR RECEITA NATURAL
A vitamina A, também conhecida pelo nome retinol, é um micronutriente lipossolúvel e uma das mais importantes vitaminas para o organismo humano, onde é facilmente transformada em ácido retinoico (sua forma ativa). O ácido retinoico existe em duas principais formas: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
A principal função da vitamina A no organismo está relacionada à visão, entretanto também serve para o desenvolvimento dos ossos, protege pele e mucosas, fortalece o sistema imunitário, auxilia no desenvolvimento normal da dentição e conservação do esmalte dos dentes, contribui para a saúde capilar e no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, além de ser essencial para a capacidade funcional dos órgãos reprodutivos.
Proteção Contra Doenças
A ingestão de vitamina A protege contra várias alterações no organismo provocadas pela deficiência de retinol, como alguns especificados a seguir:
- Xeroftalmia, que é um problema ocular, em especial caracterizado pela cegueira noturna (incapacidade de enxergar com precisão em locais pouco iluminados);
- Hemeralopia (visão noturna deficiente, que difere da xeroftalmia por provocar ressecamento ocular, aumentando o atrito entre as pálpebras e os olhos, causando ulcerações no epitélio ocular);
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Lesões cutâneas
- Estresse
- Xerodermia (ressecamento e infecção na pele e mucosas)
Carência de Vitamina A
A falta da vitamina A pode ser provocada pelo consumo insuficiente de alimentos com essa vitamina, ou em caso de falta de amamentação materna, além do baixo consumo de alimentos que contêm gordura, que são essenciais para a absorção da vitamina A e demais vitaminas lipossolúveis.
Onde Encontrar?
A vitamina A pode ser encontrada em diversos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal. De origem animal destacam-se:
- leite;
- fígado (vísceras);
- sardinha;
- ovos;
- manteiga;
- queijo.
Quanto aos de origem vegetal, existem dois grupos principais. Os alimentos de cor alaranjada (ricos em carotenoides, que serão convertidos em vitamina A), tais como:
- mamão;
- cenoura;
- laranja,
- pêssego;
- caju;
- goiaba;
- batata doce.
E os vegetais folhosos de coloração verde-escura, como:
- couve;
- mostarda;
- chicória;
- agrião;
- alface;
- brócolis.
Ingestão Diária Recomendada
Segundo informações de uma publicação de 2001 do Institute of Medicine Food And Nutrion Board (FNB), órgão estadunidense, a quantidade recomendada de ingestão da vitamina A varia de acordo com a idade, o gênero e outras condições como gravidez e amamentação. Confira abaixo:
- Bebês (até um ano de idade) – 400 a 500 mcg/dia (homens e mulheres);
- Crianças (1-3 anos) – 300 mcg/dia (homens e mulheres);
- Crianças (4-8 anos) – 400 mcg/dia (homens e mulheres);
- Crianças (9-13 anos) – 600 mcg/dia (homens e mulheres);
- Adolescentes e adultos (acima de 14 anos) – 900 mcg/dia (homens) e 700 mcg/dia (mulheres);
- Grávidas – 770 mcg/dia;
- Lactentes – 1.300 mcg/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário