POR
O Procon Fortaleza finalizou a pesquisa de preços do mês de agosto e constatou um aumento médio de 1,85% no preço médio dos produtos de primeira necessidade à disposição dos consumidores de Fortaleza em comparação à pesquisa do mês de julho. Em agosto, os 45 itens pesquisados custaram, em média, R$ 282,75. Em julho, os mesmos produtos custaram em média R$ 277,61.
A pesquisa revela que 34 itens pesquisados apresentaram aumento no preço médio, 12 apresentaram baixa no preço médio e apenas o feijão carioca não sofreu alteração no preço médio. Confira a pesquisa completa: http://goo.gl/cyib8c.
Os aumentos foram puxados, principalmente, pelos alimentos e produtos de higiene pessoal. A cebola teve variação de 213,48% correspondente a R$ 1,90, com média de preço de R$ 1,82, o quilo. O pimentão teve variação de 192,20% e o alho de 159,26%. Entre os alimentos que diminuíram de preço, destaque para a carne bovina de 2ª, que teve preço médio de R$ 12,48 (-7,96%); o frango (-7,90%) e a margarina (-7,43%).
Entre os produtos de higiene pessoal, a maior variação foi do creme dental (146,97%) e papel higiênico (137,45%). Já os produtos que sofreram redução, apenas o shampoo e o desodorante masculino tiveram redução, respectivamente, de -1,99% e -1,48%.
Variação em relação a 2015
Em relação ao mesmo período de 2015, a atual pesquisa apresentou 31 itens em comum com a pesquisa realizada no ano passado. Tomando esses 31 itens como referência, a pesquisa revela que o preço médio dos produtos de primeira necessidade à disposição do fortalezense aumentou aproximadamente 4,48%. Apenas 3 dos 31 itens comparados apresentaram diminuição no preço médio. A tabela da pesquisa referente ao período de 2015 pode ser acessada por meio do site do Procon Fortaleza.
Segundo a Diretora do Procon Fortaleza, Claudia Santos, a pesquisa atual procurou abranger itens diversos, incluindo diferentes marcas e tipos, cada um representado em um dos seguintes campos: alimentação, higiene pessoal, limpeza doméstica ou cuidados e higiene infantis. “Os preços foram coletados presencialmente, observando as gôndolas dos estabelecimentos. O principal objetivo é oferecer ao consumidor de Fortaleza referências de preços de produtos a partir dos resultados obtidos, oferecendo um comparativo detalhado entre os supermercados pesquisados”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário