Você sabe qual é a diferença entre plantas medicinais e remédios fitoterápicos? Entenda o que é que distingue esses dois tipos de tratamento natural. Plantas medicinais são encontradas em sua forma natural, na natureza. Remédios fitoterápicos são industrializados e distribuídos legalmente para farmácias e drogarias.
POR RECEITA NATURAL
Quem procura ter uma vida mais saudável quase sempre se interessa por plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. De um modo geral, ambos servem para tratar da saúde de forma natural, mas você sabe qual é a diferença entre os esses dois tipos de tratamento?
POR RECEITA NATURAL
Cápsulas fitoterápicas e plantas medicinais |
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as plantas medicinais são aqueles que podem aliviar os sintomas ou curar uma enfermidade.
O conhecimento a respeito dessas plantas vem da tradição popular, havendo sempre recomendações de como colhê-las e preparar os medicamentos caseiros. É importante saber que nem todas as plantas tidas como medicinais são cientificamente testadas. Muitas apenas são utilizadas devido à tradição ou benefícios observados porque quem as utiliza, porém, várias delas possuem estudos que comprovam os benefícios atestados e conhecidos popularmente.
Quando uma planta usada para fins medicinais é testada em algum centro de pesquisa, ela pode ser usada para a fabricação de medicamentos industrialmente. O resultado dessa produção industrial são os fitoterápicos, que precisam passar por vários testes de qualidade até que cheguem ao mercado consumidor.
Como o processo de industrialização é controlado, esses medicamentos não estão sujeitos à contaminações. Além disso, há mais clareza sobre o modo como eles devem ser usados para tratar doenças pois as concentrações e doses foram estudadas e testadas, mostrando como são mais eficientes e quais os efeitos colaterais esperados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário